Equador fica de fora da Copa do Mundo do Catar? Boatos circulam na Europa que pode colocar Chile na Copa. (Foto: Getty Images)
A Seleção do Equador corre o risco de ser eliminada da Copa do Mundo do Catar mesmo antes dela começar. A dois meses do mundial, a novela que envolve o jogador Byron Castillo, do Equador, ganhou mais um capítulo.
Desde o término das Eliminatórias para a Copa do Mundo da América do Sul, a Seleção do Chile fez um apelo à Fifa, alegando que o lateral-direito equatoriano tem documentos falsos quando, na verdade, é colombiano.
Nesta segunda-feira, o jornal inglês, Daily Mail, divulgou um áudio no qual Byron Castillo faz uma suposta confissão sobre a sua nacionalidade. Após o áudio divulgado, a Seleção do Equador pode acabar perdendo a vaga no mundial.
Byron Castillo em jogo pelo Equador – Foto: FRANKLIN JACOME / AFP
Segundo informações do jornal inglês, o áudio divulgado é de uma entrevista conduzida em uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol. O áudio, do ano de 2018, conta com uma confissão de Byron Castillo, que confirma a ilegalidade nos documentos.
No áudio, o jogador admite que nasceu na cidade de Temuco, na Colômbia, no ano de 1995, e não em 1998, em General Villamil, no Equador, como em seu documento.
A publicação pode ajudar a investigação da FIFA sobre o caso. O Chile culpou o Equador pela irregularidade da escalação da seleção equatoriana em oito partidas pelas eliminatórias.
A entidade encerrou o processo, mas o Chile recorreu. O comitê de apelação da FIFA irá julgar o recurso na próxima quinta-feira, 15 de setembro, e convidou Byron Castillo para a audiência.
Mesmo com o áudio de 2018, a Federação Equatoriana de Futebol teria acobertado a ilegalidade do registro de Byron Castillo, e assim o jogador fez parte do elenco da seleção.
Uma das justificativas apresentadas pela Federação do Equador é de que o documento com nacionalidade colombiana seria de um irmão de Byron Castillo. Porém, no áudio divulgado, o lateral afirma ter apenas uma irmã.
O advogado Eduardo Carlezzo, representante da Federação Chilena de Futebol, afirmou que irá apresentar o áudio divulgado pelo jornal inglês na audiência da próxima quinta-feira.
Eduardo ainda completou dizendo saber da existência desse áudio, mas que não tinha conhecimento do conteúdo.
“Sabíamos que esse áudio existia, porque era claramente mencionado em documentos oficiais no Equador, mas desconhecíamos seu conteúdo.”
Port publicado em setembro 12, 2022
O Flamengo segue firme no topo do ranking das maiores torcidas do Brasil, de acordo… Leia Mais
Depois do VAR, o impedimento semiautomático é a tecnologia do momento no futebol. Já usado… Leia Mais
O Brasileirão é considerado um dos campeonatos mais disputados do planeta, com uma boa variedade… Leia Mais
O São Paulo encerrou a primeira metade da temporada em clima de tensão. A equipe… Leia Mais
O Santos está otimista em relação à contratação do lateral direito Mayke, do Palmeiras, após… Leia Mais
A pausa da Data Fifa foi estratégica para o técnico Dorival Júnior implementar mudanças significativas… Leia Mais