Jogadores que trocaram de posição e viraram craques

Jogadores que trocaram de posição e viraram craques: Guia do Boleiro fez uma lista com jogadores que evoluíram após trocar de posição.

Jogadores que trocaram de posição e viraram craques: No futebol dos dias de hoje é mais comum que jogadores sejam mais versáteis. Alguns ficaram marcados entretanto, por trocarem de posições e melhorarem significantemente seus desempenhos.

publicidade

O Guia do Boleiro fez uma lista com os mais famosos que mudaram de posição e e marcaram história, alcançando maior nível dentro de campo.

3 Jogadores que trocaram de posição e viraram craques

Jogadores que trocaram de posição e viraram craques

Jogadores que trocaram de posição e viraram craques. (Foto: Divulgação/ Premier League)

Um que muitos poucos devem lembrar é Sergio Ramos. Ao chegar no Real Madrid em 2005 quando foi contratado do Sevilha, o Espanhol atuava como lateral direito. E assim continuou por algum tempo.

publicidade

Em sua passagem pelo Real, Ramos disputou 670 partidas. 151 destas foram como lateral direito (Informação do Transfermarkt). No começo da carreira no clube Merengue ele também chegou a jogar como volante.

Com a chegada de José Mourinho no Real Madrid, entretanto, Sergio Ramos se tornou um dos melhores zagueiros do mundo.

Outro que mudou de posição e também foi, curiosamente, jogador do Real Madrid foi Gareth Bale. O Galês começou sua carreira no Southampton como lateral esquerdo e, assim, foi contratado pelo Tottenham em 2007.

No Spurs, Bale jogou 41 partidas como lateral esquerdo antes de virar ponta, e fazer tanto sucesso e chamar atenção do Real Madrid. Em 2013, o clube Merengue pagou cerca de 101 milhões de euros (500 milhões de reais) para contratar Bale.

Pouca gente deve lembrar, mas Fabinho, do Liverpool e Seleção Brasileira, era lateral direito antes de se tornar volante. Fábio Henrique Tavares foi revelado no Fluminense e transferido para o Rio Ave em 2012, antes de ir ao Real Madrid Castilla, onde passou um ano emprestado.

Em 2015, chegou em definitivo ao Mônaco, onde jogou 96 partidas como lateral direito antes de virar volante. Com o treinador Leonardo Jardim, na temporada 15-16 foi quando ele começou a jogar mais de volante e então suas performances só melhoraram.

Tanto que, já em 2018, Fabinho foi vendido ao Liverpool por 45 milhões de Euros. Em quatro anos de Reds, ele já venceu Champions Legue, Mundial de Clubes, Premier League, FA Cup e Copa da Liga Inglesa.

Menções Honrosas

Roberto Firmino também pode ser visto como um jogador que mudou de posição. No Hoffenheim, onde ele começou sua carreira na Europa, Firmino era visto mais como um ‘meia atacante’. No Liverpool, entretanto, ele começou a jogar como ‘falso 9’, marcando mais gols e dando mais assistências.

Outro jogador que também passou por mudança pequena de posição foi Lionel Messi. Ele começou sua carreira no Barcelona como ponta direita. Com Guardiola, entretanto, ele também começou a ter mais liberdade e começou a jogar mais como ‘falso 9’.

Messi participava tanto da criação das jogadas quanto na finalização delas. Em 2011, Messi marca um gol antológico no Santiago Bernabéu onde começa a jogada do centro do campo. Relembre o gol:

Claro que Lionel ainda prefere quando recebe pela direita e corta para dentro. Porém, a liberdade que ele começou a receber elevou nível dele como jogador.

‘Rival’ de Messi, Cristiano Ronaldo também viu seus números dispararem quando saiu da ponta e foi para o centro do ataque. No Real Madrid, especificamente com Zidane, em 2018, CR7 começou a jogar mais centralizado e seus números de gols também dispararam. 

Igor Fonseca
Escrito por

Igor Fonseca

25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.