Por que jogadores de futebol ganham tanto?

Já parou para se perguntar o motivos dos altos salários dos jogadores? O mercado da bola parece cada vez mais movimentar valores exorbitantes

Já parou para se perguntar o motivos dos altos salários dos jogadores? O mercado da bola parece cada vez mais movimentar valores exorbitantes em suas negociações que oferecem milhões aos atletas.

publicidade

Com a renovação de contrato entre Mbappé e PSG, o francês passou a ocupar o topo do ranking de jogadores mais bem pagos, com 50 milhões de euros por ano (R$ 260 milhões). E o que responde a pergunta do título é a teoria econômica da oferta e demanda.

Altos salários do jogadores de futebol 

Altos salários do jogadores de futebol

Altos salários do jogadores de futebol. (Foto Reprodução)

No futebol, a lei da oferta e demanda comanda o jogo dos valores. Quantos Mbappés existem? Apenas um que fez o PSG levantar uma oferta difícil de ser batida para obter o jogador que também era disputado por outro grande clube.

publicidade

A oferta é o número de jogadores talentosos das principais ligas, enquanto a demanda são os clubes que querem e podem realizar ofertas por essas estrelas.

Explicando grandes salários do futebol 

Com os grandes campeonatos cada vez mais disputados, a demanda por jogadores que formem um elenco campeão só cresce. A competição pelas jóias do futebol funciona na maioria das vezes como um leilão que leva em conta diferentes pontos do contrato para ver quem possui a melhor oferta, sendo o salário um quesito bastante relevante.

Mas apesar dos salários milionários da elite do futebol, existe também o outro lado, onde atletas ganham salários inferiores. A discrepância possível entre os salários dos jogadores é possível ser observada inclusive dentro de um mesmo clube. 

Um exemplo de demanda de aumento de salário, foi o que aconteceu recentemente com Vini Jr. que fez uma excelente temporada pelo Real Madrid. O brasileiro foi responsável pelo gol do título da Champions League e atrelado ao seu desempenho na equipe que se torna também uma vitrine, o jogador saiu de um dos salários mais baixos do merengue, 3,2 milhões de euros (17 milhões de reais pela cotação atual) por temporada, para 10 milhões de euros ( mais de 55 milhões de reais). 

E não se trata só do Real Madrid reconhecer o bom trabalho apresentado pelo craque, mas sim que novas ofertas surgiriam. E assim funciona a dinâmica dos salários no futebol atual.

Hannah Aragão
Escrito por

Hannah Aragão