Jake Daniels é o primeiro jogador de futebol profissional masculino da Inglaterra a se declarar gay publicamente, desde Justin Fashanu em 1990. O jogador do Blackpool contou sua história ao canal britânico Sky Sports, onde fez a revelação.
Durante a reportagem, Jake conta sobre como foi libertador o processo de contar para sua família e sobre como é ser o primeiro jogador em muito tempo a vir a público falar sobre o assunto.
“Contei à minha mãe e à minha irmã. Um dia depois de jogarmos Accrington e eu marquei quatro, então isso mostra o peso que foi tirado dos ombros e um alívio enorme“
Conta o jovem atleta de 17 anos que afirma que revelar para família, clube e companheiros de equipe fazia parte do seu desejo de ser honesto e viver sem precisar mentir.
Ao Sky Sports, Daniels conta sobre o processo de entendimento de sua orientação sexual na infância e que sente que por muito tempo pensou em como falar sobre, e que sente que esse é o momento certo de tornar sua história pública. Sobre o mundo do futebol, Jake fala que quando criança achou que não fosse possível combinar as duas coisas.
“Você só pensa, um dia, quando eu for mais velho eu vou arrumar uma namorada e vou mudar e vai ficar tudo bem. Mas à medida que envelhece, percebe que não pode simplesmente mudar. Não funciona assim”, contou.
O menino que queria ser jogador, se tornou profissional e por não ter referências, achou que precisaria esconder sua orientação até a aposentadoria. Aos 17 anos, Jake Daniels entendeu conta que demoraria tempo demais para poder ser ele.
“Desde que me assumi para minha família, meu clube e meus companheiros de equipe, esse período de pensar demais em tudo e o estresse que isso criou acabou. Isso estava afetando minha saúde mental. Agora estou apenas confiante e feliz por finalmente ser eu mesmo”, contou a jovem promessa do futebol inglês.
O jogador falou ao canal sobre a importância de ter recebido o apoio da família e como isso refletiu em seu desempenho em campo. Além disso, o jogador conta como o clube tem o feito se sentir seguro.
“E Blackpool também foi absolutamente incrível. Estou com eles todos os dias e me senti seguro. Todos os meus companheiros de equipe me apoiaram muito e todos me apoiaram. Eles fizeram muitas perguntas, todos ficaram intrigados e sua reação foi brilhante. É a melhor coisa que eu poderia ter pedido”.
O jovem conta na entrevista como foi importante ouvir reações como as de seus companheiros de equipe que perguntaram por que o atleta não os contou antes e que estavam orgulhosos de Daniels.
“Eu gosto quando as pessoas fazem perguntas. Eu só quero colocar tudo para fora e que as pessoas ouçam a minha história”.
O garoto de 17 anos já possui contrato profissional com o clube e é uma das jovens promessas do futebol inglês. Durante a temporada o jogador já acumula 30 gols.
“Tudo aconteceu de uma vez, mas parece certo. Quando esta temporada começou, eu só queria me provar como jogador. Acho que tenho. Então essa era a última coisa na minha cabeça que eu sabia que precisava fazer. Agora está fora, e as pessoas sabem. Agora eu posso apenas viver minha vida como eu quero e quer saber? Tem sido incrível”, afirmou o atleta.
O jovem atleta fala sobre a masculinidade dentro do futebol e como ser LGBT é entendido como uma fragilidade. E diz saber que existirão reações homofóbicas quanto a sua revelação.
“Espero que, ao me assumir, eu possa ser um modelo, para ajudar os outros a se assumirem, se quiserem. Tenho apenas 17 anos, mas tenho certeza de que é isso que quero fazer e se, ao me assumir, outras pessoas olharem para mim e sentirem que talvez também possam fazer isso, seria brilhante. Eu sei que cada situação é diferente e que há muitos fatores diferentes para outras pessoas considerarem que vão assustá-los muito, especialmente no futebol”, completou Jake.
Após Jake Daniels se assumir gay publicamente, seu clube veio a público prestar apoio ao jogador e conscientizar os entusiastas do esporte sobre a necessidade de eliminar o preconceito do futebol.
“O Blackpool Football Club trabalhou em estreita colaboração com a Stonewall e as organizações futebolísticas relevantes para apoiar Jake e está incrivelmente orgulhoso por ele ter chegado a um estágio em que tem o poder de se expressar dentro e fora do campo. É vital que todos promovam um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis para serem elas mesmas, e que o futebol lidere a eliminação de qualquer forma de discriminação e preconceito”, disse o clube.
Outras entidades e torneios futebolísticos também prestaram apoio à atitude do jovem jogador e pediram o fim da discriminação no esporte.
Port publicado em maio 16, 2022
O futebol brasileiro é um dos mais apaixonantes e disputados do mundo, oferecendo diversas opções… Leia Mais
No mundo das apostas e palpites esportivos, a busca por informações precisas e detalhadas pode… Leia Mais
Você sabe quem são os jogadores com mais Bolas de Ouro? O prêmio, criado pela… Leia Mais
Se existe um serviço recomendado para quem deseja editar vídeos de lances de futebol, mas… Leia Mais
Apostar no futebol é mais do que apenas um passatempo; é uma mistura de conhecimento,… Leia Mais
Apostar em partidas de futebol pode ser emocionante, mas enfrentar perdas é uma realidade inevitável… Leia Mais