Jogadores de times Ucranianos podem assinar de graça com clubes brasileiros?

Jogadores têm seu contrato suspenso com clubes da Ucrânia e Rússia e podem assinar contrato com qualquer outro clube

Desde a última semana, as tensões geopolíticas envolvendo a Rússia e seu país vizinho, Ucrânia, vem ganhando os destaques de noticiários ao redor do mundo.

publicidade

Todos os setores de ambos os países acabam sofrendo as consequências decorrentes desse conflito, e o futebol não passa despercebido por isso.

Uma das medidas que foi tomada por ambos os países foi a paralisação imediata dos torneios nacionais de futebol, o que deixa os jogadores que atuam por lá com seus contratos suspensos.

publicidade

Jogadores que atuam na Ucrânia podem assinar contrato com qualquer clube

A suspensão contratual dos atletas que jogam na Ucrânia garante a todos eles o direito de assinar um contrato prévio com qualquer outro clube do mundo.

Sem previsão para retorno até o momento, os jogadores podem aproveitar o atual momento em que têm seus contratos suspensos para defender outros clubes, inclusive os brasileiros.

Alguns times do Brasil, inclusive, já estão de olho em possíveis reforços para a temporada 2022 que podem chegar de Ucrânia e Rússia.

O Flamengo se movimentou recentemente e buscou informações de Malcom e Wendel, brasileiros que atuam pelo Zenit, da Rússia.

Seus contratos estão suspensos atualmente por conta das paralisações decorrentes dos conflitos geopolíticos, e os dois podem assinar um contrato com qualquer clube.

Mesmo com o caminho livre para um acordo com o Flamengo, a negociação é difícil pois Malcom e Wendel possuem uma grande visibilidade no cenário europeu e devem ser sondados por clubes do Velho Continente.

Jogadores ucranianos não têm direito de assinar com outro clube

Apesar de ter caminho livre para estrangeiros que atuam na Ucrânia e Rússia, os jogadores que possuem nacionalidade ucraniana não podem assinar com outro clube.

Eles, inclusive, não podem sequer deixar o país nesse momento. Júnior Moraes, brasileiro naturalizado ucraniano, encontrou grandes dificuldades para deixar o país nos últimos dias.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.