Guardiola pode ser novo treinador da Seleção Brasileira

A partir do final da Copa do Qatar o Brasil terá de buscar um novo técnico e será que é possível sonhar com Pep Guardiola?

Com a confirmação de Tite de que não seguirá no comando da Seleção Brasileira após a Copa de 2022, Guardiola surge como um nome ideal para comandar o Brasil.

publicidade

Saída de Tite depois do mundial do Qatar foi concluída após declaração do próprio treinador em entrevista para o Redação SporTV.

Quais seriam os nomes para a Seleção além de Guardiola?

Guardiola Coletiva

Guardiola fala sobre equipe que pode vencer o City na Champions. (Foto: Getty Images)

Se em outros tempos Renato Gaúcho era o principal nome para assumir a Seleção em caso de queda de Tite. Agora o horizonte de opções é maior. Não necessariamente incluindo Renato.

publicidade

O brasileiro mais bem visto no momento é Cuca, campeão de quase tudo pelo Atlético-MG, no ano de 2022. Mas que está com problemas pessoais no momento.

Por outro lado, outro nome estrangeiro está em alta. O atual bicampeão da Libertadores, Abel Ferreira, conta com bons olhos vindos da CBF.

Outro português que nunca pode ser esquecido é Jorge Jesus. Lembrando que nunca um estrangeiro foi efetivado como técnico da Seleção Brasileira.

O que separa Guardiola da Seleção Brasileira?

Um fato importante é que o contrato de Guardiola com o Manchester City vai até o meio de 2023. Lembrando que desde o início de sua carreira Pep nunca descumpriu um contrato ou foi demitido.

Porém, até a atual renovação com o time inglês, o técnico espanhol jamais tinha ficado mais de três temporadas em uma mesma equipe. Sequer tinha estendido um vínculo com um clube.

Guardiola começou sua carreira no clube de sua formação como jogador e treinador: Barcelona. De 2009 em diante houve uma revolução no futebol proposto a partir do berço catalão com requintes do futebol trazido por Cruyff.

Mas, a inspiração para o futebol praticado por Guardiola é justamente o Brasil. A Seleção Brasileira de 1982. Na atual temporada o City de Guardiola sobra na Premier League e surge como favorito para finalmente ganhar a Champions.

Rodrigo Ramos
Escrito por

Rodrigo Ramos

Advogado por formação e comunicador por vocação. Desde 2004 trabalhando em veículos de imprensa. Apaixonado pela história dos esportes e um inveterado por leitura e escrita. Notícias, pautas e reportagens me mantém ligado 24h por dia. Muito café, um bom churrasco e rock na veia para passar bem um dia de trabalho.