Crise: Parlamentar da Inglaterra pede saída de Abramovich do Chelsea
O empresário russo Roman Abramovich é dono do Chelsea desde 2003 e possui ligação com o governo de Vladimir Putin
As tensões políticas entre a Ucrânia e a Rússia se agravaram nas últimas horas. Durante a madrugada desta quinta-feira (24), tropas russas bombardearam o país vizinho.
Vladimir Putin, presidente russo, já declarou publicamente que fará o que for preciso para resolver a situação diplomática entre os dois países.
O clima tenso predomina todo o continente europeu, inclusive na Inglaterra, onde um parlamentar pediu a saída imediata de Roman Abramovich do Chelsea, clube de Londres.
Abramovich é dono do Chelsea há quase 20 anos
A solicitação de saída do russo Abramovich foi feita pelo deputado britânico Chris Bryant, que atualmente está no Partido Trabalhista do Reino Unido.
Como sustentação para seu pedido, o deputado apresentou em uma sessão pública documentos que comprovam que Abramovich possui relações próximas com o governo de Putin na Rússia.
Ainda segundo os relatos do deputado, Abramovich poderia estar envolvido de forma direta nos atentados bélicos que a Ucrânia vem sofrendo nas últimas horas.
Os documentos apresentados por Chris Bryant são de 2019 do governo britânico que tiveram sua privacidade quebrada recentemente.
Certamente deveríamos tentar confiscar alguns de seus ativos, incluindo sua casa de 152 milhões de libras. E garantir que outras pessoas que tiveram vistos de nível um como esse não estejam envolvidas em atividades malignas no Reino Unido — disse Chris Bryant em sessão na Câmara dos Comuns.
Após apresentar as queixas e provas documentais de que Abramovich possui relações com Putin, Bryant solicitou um desligamento imediato do russo com o Chelsea.
🚨 O deputado britânico Chris Bryant questionou se Roman Abramovich pode continuar a ser dono do Chelsea e sugeriu a apreensão de seus bens como parte das sanções contra a Rússia.
Roman tem um vínculo diplomático forte com Putin.
(Daily Mail) pic.twitter.com/47tER2KvWs
— Chelsea Brasil (@chelsbrasil) February 24, 2022
Abramovich está proibido de morar na Inglaterra, segundo jornal
Recentemente, o portal britânico “The Sun” relatou que o dono do Chelsea, Roman Abramovich, está legalmente proibido de residir no Reino Unido.
As movimentações por causa da invasão russa seguem acontecendo.
O Reino Unido estabeleceu sansões aos russos que possuem ligação com o governo de Putin. Segundo o parlamento britânico, Roman Abramovich, dono do Chelsea, está na lista e não poderá ficar na Inglaterra. pic.twitter.com/UOKKEg8S7A
— PELEJA (@PELEJA) February 24, 2022
A embaixada britânica sabe desse relato e mantém uma operação especial para que o russo não consiga um visto que permitiria que ele morasse no país.
Essa informação motivou o deputado Chris Bryant a buscar mais detalhes sobre a relação de Abramovich com o governo russo, e o clima no Reino Unido permanece sob forte tensão.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.