5 Curiosidades Sobre o Grêmio

Vamos conferir algumas curiosidades sobre o Grêmio, que ao longo de sua história, possui muitos casos curiosos.

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o Grêmio, o Imortal é uma das forças do futebol do Rio Grande do Sul.

publicidade

Ao longo de sua história repleta de conquistas e glórias, existem diversas curiosidades e fatos desconhecidos que pouca gente lembra.

Vamos conferir quais são.

publicidade

Curiosidades sobre o Grêmio

(Divulgação)

1 – maior artilheiro

O maior artilheiro da história do Grêmio foi o atacante Alcindo com 264 gols. Atuou no Tricolor Gaúcho de 1964 á 1971, depois teve mais uma passagem em 1977.

2 – Jogador que mais atuou pelo Grêmio

Quem mais vezes atuou pelo Imortal, foi Tarciso “Flecha Negra”, ao todo vestiu a camisa do Grêmio em 726 partidas, marcando 222 gols entre 1973 á 1986.

Leia mais: 5 curiosidades sobre o Atlético Mineiro

3 – Coca-Cola Colorada

No final dos anos 80, era muito comum que a Coca Cola surgisse como patrocinadora principal de diversas equipes. O Grêmio foi uma destas equipes.

Entretanto, o logo da marca de refrigerantes teve de aparecer com em uma cor diferente, pois o tradicional vermelho era a cor do seu rival Internacional. Assim o fundo da Coca-Cola apareceu na cor branca no uniforme tricolor.

4 – Maior Público

O Maior público já registrado do Grêmio aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1982, na partida entre Flamengo X Grêmio no Maracanã.

Na ocasião 138 mil torcedores estavam presentes para acompanhar o confronto.

5 – O Hino do Grêmio

O Hino do Grêmio foi composto por Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores da história da MPB e torcedor do Tricolor. 

No hino do Imortal existem várias referencias reais a sua torcida, na frase “Até a pé nós iremos”, é baseada em uma greve dos bondes que aconteceu em Porto Alegre em 1953, na ocasião os torcedores foram a pé para o estádio acompanhar um Grenal.

Já a frase “Com o Grêmio onde o Grêmio estiver” existem diversas versões para sua criação, alguns atribuem a frase a Salim Nigri, enquanto outros dizem que a frase foi criada por Alfredo Obino e estampada em cartazes.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.