Elza Soares e Garrincha: Conheça alguns fatos sobre o casal
Elza Soares e Garrincha foram o casal mais badalado dos anos 60, vamos conferir algumas curiosidades sobre a história do casal.
Antes mesmo de BruMar (Neymar e Bruna Marquezine) ou Ronaldo e Daniela Cicarelli outro casal dava o que falar e tomava conta das páginas de notícias era Elza Soares e Garrincha, o casal mais badalado dos anos 60, e é sobre eles que nós vamos falar hoje.
Elza Soares “A mulher do fim do mundo” nos deixou nesta quarta-feira (20), ás 15h45 em decorrência de causas naturais.
Vamos relembrar um pouco da parte mais intensa da vida da cantora onde ela viveu um amor de altos e baixos com Garrincha.
Elza Soares e Garrincha
O Casamento entre Garrincha e Elza foi marcado por traições, brigas e agressões, muitas vezes ocasionada por conta do problema de Mané com a bebida.
Mas apesar de todas as dificuldades o casal esteve junto por muito tempo, e agora Elzinha deixa o mundo no mesmo dia que Garrincha.
Mané morreu no dia 20 de janeiro de 1983 em decorrência de uma cirrose hepática, gerada por conta do seu problema com o alcoolismo. A cantora fez sua passagem exatamente 39 anos depois.
Confira algumas curiosidades sobre a história do casal.
Leia mais: Robinho: tudo sobre o caso de estupro na Itália; veja
Se conheceram durante a Copa do Mundo de 1962
Durante a Copa do Mundo de 1962 Elza foi quem acompanhou a Seleção Brasileira durante o campeonato. Assim como era de costume na época, os cantores que faziam muito sucesso no Brasil acompanharem a Seleção, como “Os Incríveis” em 1966 e “Wilson Simonal” em 1970.
Dentre uma apresentação e outra Garrincha ficou íntimo da cantora e os dois engataram um relacionamento a partir daquele momento, mas levaram tempo para assumir pois os dois ainda eram casados na época.
Os dois ficaram juntos por volta de 20 anos, até 1982 quando se separaram definitivamente e poucos meses depois Garrincha faleceu.
Perseguição pela Ditadura Militar
Durante o regime militar (1964-1985), a cantora e seu marido foram obrigados a se exilar por um período na Itália.
A cantora comentou sobre o episódio no “Programa do Porchat”.
“Nós estávamos dentro da casa (na hora do ataque). Eu morava no Jardim Botânico e brincava com as crianças na rua. Depois, entramos e começamos a ouvir um barulho de tiroteio. Minha casa foi toda baleada. Fiquei completamente apavorada por causa dos filhos, das crianças. Eu tinha um piano na sala e o piano foi aberto no meio”, disse Elza.
No filme “Garrincha: A alegria do povo” o motivo referente a perseguição foi por conta da cantora ter apoiado João Goulart (Presidente da republica caçado pelo regime militar).
Elza Soares e Garrincha expulsos em Barranquilla, Colômbia
Durante uma excursão da cantora a Colômbia em 1968, Garrincha jogou apenas uma partida pelo Júnior Barranquilla. O craque já não era mais o mesmo e já estava muito mal por conta das lesões.
Sua única partida contra o Santa Fé terminou com uma derrota por 3 a 2, sem gols do Mané que já estava em péssimas condições físicas.
A lenda diz que tanto Elza Soares quanto Garrincha foram expulsos da Colômbia após a derrota, embora outros digam que a partida se tratou apenas de um amistoso sem grande importância e que não houve a expulsória.
Enfim, todos os lados da história estão aqui presentes.
O jogo de despedida do Mané
Esse jogo foi muito marcante por conta de Elza Soares e Mané Garrincha naquele momento estarem passando por muitas dificuldades financeiras.
O “Jogo da Gratidão” aconteceu em 1973 quando o craque tinha 40 anos na época, a partida foi entre Brasil X Combinado Atletas do Exterior que atuam em times do Brasil.
Na partida o Brasil venceu por 2 a 1 com gols de Pelé e Luiz Pereira para o Brasil e Brindisi atleta convidado marcou para o combinado. Mané saiu aos 30 minutos do primeiro tempo Ovacionado pela torcida brasileira.
Naquela noite 155 mil pessoas compareceram ao Maracanã, o valor arrecadado para Garrincha foi de US$ 160 mil dólares. Com o dinheiro o craque comprou sete casas para cada uma de suas filhas, uma casa na Tijuca e uma casa de shows em Vila Isabel, onde Elza iria se apresentar. A casa fecharia as portas pouco tempo depois, devido a má administração.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.