Neymar ainda pode ser o melhor Jogador do Mundo?

Depois de passar em branco em mais uma premiação, a pergunta que fica no ar é "Neymar ainda pode ser o melhor Jogador do Mundo?".

Neymar passou em branco em mais uma premiação do Melhor jogador do mundo da FIFA, e novamente, os questionamentos surgem acerca do jogador.

publicidade

O atacante que surgiu por volta de 2010, como promessa de ser o melhor do mundo, o próximo grande craque brasileiro. Ney foi a transferência mais cara da história do futebol brasileiro e até o momento parece que o jogador foi muito mais uma promessa do que realidade.

Por isso, a pergunta fica no ar, “Será que o Neymar ainda pode ser o melhor jogador do mundo?”

publicidade

Neymar entre resultados e polêmicas

O “Menino Ney”, durante bastante tempo foi tratado realmente como um menino, tendo muito cuidado com seu desenvolvimento. E até mesmo conseguiu ter parcela da imprensa ao seu lado, no início de sua carreira.

Mas pouco a pouco devido a episódios de arrogância e até mesmo alguns resultados abaixo, pouco a pouco a mídia que tanto defendia o jogador foi se desfazendo.

Afinal quem não se lembra do caso com o técnico René Simões que gerou a frase “Nós estamos criando um monstro”.

https://youtu.be/su6LrnW3cAc

Para aqueles que não se lembram por volta de 2011 e 2012 Neymar era sim visto como um Talismã Brasileiro, certa ala da imprensa defendia outra parte da imprensa não.

Só para ter um pouco da força do Neymar dentro do jornalismo esportivo brasileiro, veja a carta de despedida do Craque que foi exibida no Esporte Espetacular.

Neymar, ao deixar o Santos, perdeu um protagonismo que parecia não conseguir administrar bem e foi para o Barcelona.

No Barça, formando o ataque MSN (Messi, Suarez e Neymar), foi bem sucedido, mas não conseguia ter destaque e protagonismo. Lionel já tinha o Barcelona em suas mãos e Ney não tinha futebol para conseguir desbancar o argentino

Embora não seja culpa total do atacante, seu auge físico, foi em um período onde Lionel Messi e Cristiano Ronaldo dominavam as premiações de melhores do mundo, pois realmente mereciam seu título.

Leia mais: Fifa The Best 2022: Agente de Benzema ataca a premiação

Com isso, o prêmio de melhor jogador do Mundo não veio em um período em que jogador mais tinha condições de ganhar.

Mas é preciso ser justo com Neymar, em 2015 e 2017 chegou a ser terceiro colocado na premiação do Melhor Jogador do Mundo Ballon D’or e The Best FIFA. Além de ter feito parte dos 11 melhores jogadores do mundo.

O atacante também coleciona indicações a Bola de Ouro, tendo alcançado o Top-10 por seis vezes, chegando a ser terceiro colocado em 2017.

Com isso podemos ver que Ney teve sim uma carreira brilhante, mas que não foi como se esperava. Que talvez fosse um novo Romário ou Ronaldo, talvez ele tenha vindo em um momento um pouco errado.

O protagonismo e domínio que muitos acreditavam que o “Menino Ney” fosse ter nunca aconteceu.

Mas será que ele pode vir a ser o melhor jogador do mundo?

Neymar Melhor Jogador do Mundo

A resposta é sim, atualmente a média de idade do prêmio é de 31,7 anos, e a cada ano que passa a média aumenta cada vez mais.

Em 2006 Fábio Cannavaro foi o jogador mais velho a ganhar o prêmio pela primeira vez, na ocasião o zagueiro tinha 33 anos e 5 meses. Já o jogador mais velho a vencer o Prêmio foi Cristiano Ronaldo com 35 anos e 10 meses.

Com isso tudo leva a crer que Neymar que fará 30 anos em fevereiro deste ano tem chances de se tornar o melhor jogador do mundo.

Claro que isso depende de diversos fatores como suas atuações, lesões que estão começando a incomodar e títulos (com protagonismo). No PSG o atacante está em um campeonato com menos tradição com uma equipe que ainda está começando a ter suas conquistas dentro do cenário europeu, e tem muito mais uma cara de aposta.

E tanto para a FIFA quanto para a France Football as conquistas da Copa do Mundo e UEFA Champions League são muito importantes, os jogadores que nelas se destacaram estão a frente nestas premiações.

Temos como exemplo Cannavaro em 2006, quando liderou a Itália no título da Copa do Mundo, e Lionel Messi e CR7 que constantemente são destaques na Champions League.

Vale até destacar que a Bola de Ouro para o Messi em 2021 veio muito mais por conta de seus feitos com o Barcelona e a Seleção da Argentina do que por seus jogos com o PSG.

Portanto, tudo vai depender de como Neymar irá ser protagonista nas competições em que disputar. E com isso, podemos dizer que caso faça uma boa Copa do Mundo o atacante brasileiro pode ter muitas chances de ser o melhor do mundo.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.