Do que cada clube precisa para não ser rebaixado no Brasileirão 2021

Vamos conferir do que cada clube precisa para não ser rebaixado no Brasileirão, e quais as situações mantem cada clube na elite do Brasileiro.

Com o campeonato chegando a sua reta final vamos conferir do que cada clube precisa para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

publicidade

Faltando três rodadas para o final do Campeonato (a contar com jogos atrasados). Por isso já podemos fazer as contas para definir quem pode ou não ser rebaixado definitivamente para a série B.

Atualmente já temos Chapecoense e Sport rebaixados, mas outros times também estão na sombra do rebaixamento.

publicidade

Por isso, vamos ver do que cada time precisa para não cair para segunda divisão em 2022.

A Matemática para não ser rebaixado

As contas para cada clube evitar o rebaixamento

As contas para cada clube evitar o rebaixamento (Divulgação/O Beltrano)

Nesta quinta-feira teremos as partidas entre Bahia X Atlético-MG 32ª rodada e Grêmio X São Paulo 35ª rodada. Essas duas partidas são fundamentais para a definição do Campeonato Brasileira na parte debaixo da tabela.

Mas vamos ver o que cada clube precisa para não ser rebaixado no Brasileirão em 2021. E para quais times é necessário se torcer contra ou a favor.

18º Grêmio

O Tricolor Gaúcho está atualmente com 36 pontos na décima oitava posição. O Time ainda tem pela frente os seguintes jogos.

  • São Paulo (C)
  • Corinthians (F)
  • Atlético Mineiro (C)

Para não ser rebaixado o tricolor precisa vencer seus três jogos e ainda torcer por pelo menos dois tropeços de seus adversários.

Caso vença esta noite não o São Paulo, o Imortal ainda não deixa a zona de rebaixamento. E no momento teria que torcer pelas derrotas de Bahia e Athlético Paranaense. Assim muitos já o colocam como rebaixado.

Atualmente a probabilidade de rebaixamento é de 98%.

17º Bahia

O Tricolor Baiano atualmente na decima sétima posição, e tem pela frente os seguintes jogos nas próximas rodadas.

  • Atlético Mineiro (C)
  • Fluminense (C)
  • Fortaleza (F)

O Bahia precisa vencer para manter o sonho de permanecer na série A, caso vença todas as suas o Bahia não irá correr sérios riscos de rebaixamento.

Entretanto, ainda depende de um tropeço do Athlético Paranaense, primeiro clube de fora da zona de rebaixamento.

Atualmente a probabilidade de rebaixamento para o Bahia é de 53%.

Leia Mais: Piqué abre o jogo sobre relação com Messi após saída do Barcelona

16º Athlético Paranaense

Atualmente o Furacão é o primeiro clube de fora da zona de rebaixamento. Pela frente tem os seguintes confrontos.

  • Cuiabá (C)
  • Palmeiras (F)
  • Sport (F)

Teoricamente uma vitória já pode livrar os riscos de rebaixamento do Furacão. Entretanto o Athlético pode ir para a zona de rebaixamento caso o Bahia vença o Atlético Mineiro e o Rubro Negro perca para o Cuiabá.

Atualmente a probabilidade de rebaixamento do Athlético estão em torno de 21%.

Cuiabá e Juventude

Ambos com 43 pontos, precisam apenas de uma vitória para passar dos 45 pontos, pontuação considerada segura para permanência na primeira divisão. Mas ainda sim possuem uma chance embora baixa de serem rebaixados.

O Cuiabá atualmente tem 11% e o Juventude tem 10% de chances de rebaixamento. Assim, cada time possui uma chance quase nula de rebaixamento.

Fonte: Departamento de Matemática da UFMG

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.