Conmebol anuncia fim do gol fora como critério de desempate

Conmebol anuncia que o regulamento do gol fora como critério de desempate deixa de valer a partir de 2022 em suas competições oficiais.

A Regra que ajudou o Palmeiras a chegar a final e eliminou o Fluminense nas quartas, o gol fora de casa como critério de desempate está abolido em 2022.

publicidade

As competições da Conmebol eram as últimas a manter o gol fora de casa como critério de desempate. Esse regulamento divide opiniões e foi o motivo da eliminação de Fluminense e Atlético Mineiro.

O Polêmico gol fora de casa

A polêmica acerca deste regulamento é a respeito de como alguns times se valem do mesmo para conseguir assegurar sua classificação. Um bom exemplo disso foi o jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro pela semifinal da Libertadores.

publicidade

Entretanto, na tarde desta quinta-feira (25) a Conmebol veio a público anunciar que na próxima edição o regulamento já terá caído por terra.

Leia Mais: Rogério Ceni rasga elogios a Ederson: “Goleiro mais completo do mundo”

O fim deste regulamento é evitar com que os clubes se sintam injustiçado, e em alguns casos acabarem sendo eliminados por conta de dois empates. Assim, como ocorreu nesta edição da Libertadores com os clubes já citados.

O Critério do gol fora de casa foi implementado tanto na Libertadores da América quanto na Copa Sul-Americana em 2005.

Em 2008 o regulamento passou a ser abolido nas finais que eram disputadas em dois jogos até o ano de 2018. A partir de 2019 as finais passaram a ser todas disputadas em jogo único.

E neste sábado teremos a decisão entre Palmeiras X Flamengo no Estádio Centenário no Uruguai, ás 17 horas. As duas equipes vivem a espectativa de conquistar seu tricampeonato na competição mais importante da América.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.