O Flamengo evoluiu nas últimas rodadas? (Divulgação/Coluna do Fla)
Pode se dizer que o Flamengo conseguiu evoluir e ir com total tranquilidade para a Final da Libertadores contra o Palmeiras?
Após o empate com a Chapecoense o Flamengo deu adeus as suas possibilidades reais de título no Campeonato Brasileiro. Embora esteja a seis partidas sem perder no Brasileirão os empates foram fundamentais para a equipe Rubro Negra, ter menos chances na briga contra o Atlético Mineiro. Mas será que se pode tirar algo de positivo das últimas partidas?
Uma coisa é certa, Renato Gaúcho não soube trabalhar bem a equipe em mais de duas competições se dividir entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores deu certo em um primeiro momento, mas depois o desgaste começou a cobrar do elenco. E Renato parecia não ter muito repertório ou conseguiu tirar o máximo que o time poderia dar.
Mas a partir da partida contra o Bahia o Flamengo começou a apresentar pontos positivos. A defesa que era um grande problema passou a ser mais compactada e ser até mais organizada; O ataque passou a ser mais ousado e arriscar alguns chutes de fora da área, vale destacar os gols de Andreas Pereira naquela mesma partida e Michael na partida contra o São Paulo.
Embora o jogo contra o Bahia seja marcado por erros admitidos pela Arbitragem, é preciso saber reconhecer que a partir desta partida ocorreu uma evolução. Assim, como é preciso reconhecer a atuação intensa sem dar muitas chances para o São Paulo, onde o Flamengo dominou o jogo e teve uma ótima atuação.
Ainda é preciso destacar a ação defensiva na partida contra o Corinthians. Apesar do Timão ter feito um jogo oportunista, buscando aproveitar espaços e com um intuito de segurar o empate. Ainda sim a defesa foi muito bem quando acionada, e trabalhou muito bem reduzindo os espaços, assim como na partida contra o São Paulo.
Da mesma forma como o ataque passa a ter mais recurso, Renato volta timidamente a realizar a marcação alta, no campo de defesa do adversário onde os atacante pressionam a saída de bola. Passa a apostar nas jogadas individuais, visto que Michael vem se destacando no time, assim como Andreas Pereira. A aposta por chutes de longa distância são uma opção válida para evitar o povoamento da intermediária com passes que não dão em lugar nenhum.
Mas mediante a tudo isso o Flamengo de Renato é perfeito, não! O treinador acertou alguns pontos, apostou nos jogadores individualmente, mas o time de Renato em alguns momentos parece perdido, como na vitória para o Atlético-MG. E ainda não sabemos ao certo se a questão do jogo aéreo defensivo foi totalmente solucionada.
Entretanto, em um jogo onde o Flamengo conseguir sufocar seu adversário tirando os espaços, o Rubro Negro carioca sempre levará vantagem. E essa pode ser uma aposta do Renato independente de seus adversários.
Port publicado em novembro 18, 2021
Luis Zubeldía, técnico do São Paulo, vai ficar fora do banco por mais dois jogos!… Leia Mais
O Flamengo empatou com o Botafogo por 0x0 pela nona rodada do Brasileirão 2025, distanciando-se… Leia Mais
O Brasileirão 2025 já está em sua nona rodada, e além da briga pela liderança,… Leia Mais
O atacante Neymar está próximo de voltar aos gramados, e o Santos já trabalha com… Leia Mais
Nesta segunda-feira, 12 de maio, a CBF anunciou oficialmente a contratação de Carlo Ancelotti como… Leia Mais
O Brasileirão 2025 vive uma situação curiosa: ao menos 3 clubes estão no mercado na… Leia Mais