Dia do Professor: Grandes jogadores que se tornaram treinadores

Como todo aluno pode um dia vir a ser mestre, neste dia do professor vamos relembrar grandes jogadores que se tornaram grandes treinadores.

Nesta sexta-feira (15) dia do professor e como todo aluno pode um dia vir a ser mestre vamos ver alguns grande jogadores que se tornaram excelentes treinadores.

publicidade

Todo jogador tem um grande potencial para se tornar um bom treinador, seja por conhecer bem as quatro linhas e também por entender bem a cabeça do jogador. Por isso, é tão comum ter treinadores que se tornam grandes jogadores, e é sobre eles que nós vamos comentar.

Vamos relembrar alguns grandes craques que marcaram a história vestindo camisa de clubes e Seleções e depois tiveram êxito como treinadores.

publicidade

1- Franz Beckenbauer

(Divulgação/Animo Apps)

O Primeiro nome desta lista é ninguém menos que Beckenbauer o homem que deu duas copas do mundo para a Alemanha. O líbero teve a proeza de quebrar dois jejuns um de 20 e outro de 14 anos, como jogador e como treinador.

Como jogador teve uma carreira notável pelo Bayern de Munique sendo multicampeão e um dos maiores ídolos da história do Clube. Com a camisa dos Bávaros, foi Tricampeão da Champions além de ter sido por duas vezes o melhor jogador do mundo, faturando o Ballon d’Or em 1972 e 1976. Com a Seleção faturou a Eurocopa de 1972 e também a Copa do Mundo em 1974, após um Jejum de 20 anos.

Um ano após se aposentar em 1984 o “Kaizer” assumiu a seleção da Alemanha Ocidental onde permaneceu até 1990. Com a Seleção da Alemanha foi vice-campeão da Copa do Mundo em 1986 e Campeão do Mundo em 1990, após 16 anos sem a Alemanha conquistar o mundo. Ainda teve passagens por Ollympique de Marseilla (Campeão Francês) e Bayern de Munique (Campeão Alemão e da Copa da Uefa).

2- Johan Cruijff

(Divulgação/Gazeta Esportiva)

Talvez o rival de Beckenbauer na Copa de 1974, Cruijff, foi um dos maiores jogadores de todos os tempos, nome principal da Laranja Mecânica que encantou o mundo com sua forma de jogar Futebol. E podemos dizer que Cruijff conseguiu levar a ideologia do futebol total para dentro de campo.

Como Jogador teve passagens marcantes por Ajax da Holanda e Barcelona. Com o Clube Holandês Cruijff faturou 3 vezes a Champions League além de ter sido eleito por duas vezes o melhor jogador do Mundo em 1971 e 1973. Com o Barcelona sua maior conquista foi a La Liga na temporada 1973/1974 em que foi eleito pela terceira vez melhor jogador do mundo. Com a Seleção foi vice campeão em 1974 e terceiro lugar na Eurocopa de 1976.

Com Treinador Cuijff foi simplesmente campeão da Champions League pelo Barcelona, e bicampeão da Taça dos Vencedores das Taças pelo Ajax e Barcelona. Para muitos Cruijff, foi fundamental por colocar em prática o futebol total que jogou como jogador, com treinador. Neste dia do professor Cruijff merece ser celebrado por ter dado aula dentro e fora de campo.

Carlo Ancelotti

(Divulgação/Calciopedia)

Um jogador/Treinador que conquistou cinco vezes a Liga dos Campeões, 2 como jogador e 3 como treinador, com certeza é um professor exemplar. Apesar de uma carreira pouco celebrada como jogador.

Ancelotti não foi um dos maiores jogadores da história da Itália e teve uma carreira até certo ponto bem Modesta. Com passagens apenas por Parma, Roma e Milan, ao todo como jogador foi tricampeão do Campeonato Italiano e com o Milan foi bicampeão da Liga dos Campeões.

Entretanto, como treinador Carlo Ancelotti tem uma carreira muito sólida como treinador, com passagens por Juventus, Milan por onde permaneceu por quase uma década, PSG, Real Madrid e Bayern de Munique. O treinador foi campeão por onde passou e faturou mais três vezes a Champions League duas vezes com o Milan e uma vez com o Real Madrid.

Zidane

(Divulgação/The Athletic)

Por último um dos treinadores mais promissores da atualidade, após um grande trabalho no Real Madrid como Treinador, Zidane é cogitado para ser o próximo técnico da seleção da França. Até o momento é um dos treinadores que foram jogadores mais bem sucedidos.

Como jogador atuou apenas por Bordeaux, Juventus e Real Madrid, sendo multicampeão na carreira e participando de uma das equipes mais memoráveis do Real, Zidane é até hoje muito celebrado. Ao todo foi campeão da Liga dos Campeões como jogador apenas uma vez, com a seleção da França foi Campeão do Mundo em 1998 e da Eurocopa de 2000. Ao todo Zidane foi eleito por três vezes melhor jogador do Mundo da FIFA em 1998, 2000 e 2003, e conquistou a Ballon D’Or no ano de 1998.

Como treinador Zidane atualmente tem uma das carreiras mais promissoras sendo tricampeão da Champions League e bicampeão do Mundial de clubes da FIFA com o Real Madrid. Resultados que o tornam um dos treinadores mais promissores do mundo. E neste dia do Professor merece nossa homenagem.

Leia Mais: Dia Mundial do Professor: 5 treinadores mais queridos pelas torcidas

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.