A importância da torcida para um time de Futebol

A importância da torcida para um time de Futebol
A importância da torcida para um time de Futebol (Divulgação/Reprodução)
publicidade

Vamos comentar um pouco a respeito da torcida e como sua falta e o fato dela não se renovar pode ser prejudicial a uma equipe

Uma torcida é fundamental para qualquer clube, ela é o termômetro de quando o mesmo está bem ou mal. E mais que isso é a torcida quem mantem um clube financeiramente, uma vez que é ela quem vai aos estádios, compra os produtos e atrai novos patrocinadores.

publicidade

Por isso, vamos comentar da importância da torcida e como não se renovar pode ser prejudicial para qualquer clube. Vamos também explicar alguns casos em que essa renovação não aconteceu e acabou prejudicando muito os clubes, ao ponto deles diminuírem bastante, em relação ao seu passado.

A torcida e a popularidade de um clube

Um clube por muitas vezes corre sério risco de perder sua torcida, isso pode ocorrer por algumas situações, mas as principais são falta de títulos relevantes e falta de jogadores de referência. Afinal o que leva um torcedor para o Estádio basicamente é o time estar em uma boa fase ou ter um jogador interessante.

publicidade

Basta pensar na final do Campeonato Brasileiro de 1980 entre Flamengo X Atlético Mineiro que tiveram mais de 180 mil pessoas no Maracanã. Ou na final da Copa do Brasil de 1999 entre Botafogo X Juventude no Maracanã, na última vez que o Maracanã receberam mais de 100 mil pessoas.

Com relação aos ídolos, não se tem uma média exata, mas costumam se dizer que quando o Pelé jogava nos Estados Unidos, a Média de público do Cosmos era de 20.000 pessoas, enquanto de outros clubes não chegavam a 1.000 pessoas. E até hoje as equipes de países emergentes apostam nas contratações de grandes jogadores mesmo que em final de carreira. Afinal é muito mais interessante torcer para um time que tenha Romário ou Beckham.

publicidade

Ou seja se não se tem títulos relevantes os clubes são obrigados a montar outra atração para atrair a atenção do público e da mídia. Para evitar que sejam menos lembrados até serem esquecidos.

A decadência demora anos mas vem

Alguns exemplos de equipes que se agarram apenas ao passado e não conseguiram renovar seu público. São o que chamamos de times pequenos, alguns exemplos como Portuguesa ou Guarani, equipes que são tradicionais, mas que devido a falta de rodagem no elenco ou títulos relevantes hoje em dia conseguem apenas atrair os fãs mais antigos ou fãs hereditários.

publicidade

Mas mesmo assim essas equipes não são levadas tão a sério, geralmente quem torce por elas, torce em paralelo com outros times. Mas existem casos de equipes maiores assim um caso especifico é do Botafogo.

A Estrela Solitária é um caso bastante curioso pois após a era Garrincha o time ainda conseguiu ser campeão da Taça Brasil e Estadual em 1968. E após este período passou por uma seca de 21 anos sem títulos. Nos anos 90 ainda conseguiu fazer boas campanhas ter grande conquistas, mas seu último feito nacional foi o vice-campeonato da Copa do Brasil de 1999.

publicidade

Isso tudo fez com a torcida do Botafogo tivesse que olhar mais para trás para buscar suas maiores conquistas. E um novo torcedor que viu o Vasco ser campeão da Copa do Brasil, Fluminense ser bicampeão brasileiro e o Flamengo multicampeão nos últimos anos, muitas vezes pode não ter o Alvinegro como sua primeira opção.

Mas com relação ao botafogo estamos falando de renovação, pois a instituição ainda é uma instituição forte. Apesar de estar na série B, é um clube que constantemente está na Elite do Futebol Brasileiro. Entretanto, a falta de títulos impede que sua torcida possa ter uma renovação maior.

publicidade

Discussão muito além

A Discussão vai muito além, de simplesmente ser algo que se resume a títulos e jogadores. Torcida é o clube, sua história e sua relação com a sua cidade e seus adversários. Talvez até mais que isso.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A torcida tem uma importância fundamental para um clube, pois ela quem assiste, no estádio ou em casa, ela quem compra. Mas o principal ela quem atrai novos investidores, a capacidade de uma equipe renovar seu público é  o que faz a instituição ser um investimento seguro ou não.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

João Gabriel
João GabrielFormado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.
Veja mais ›
Fechar