A importância da torcida para um time de Futebol

Vamos comentar um pouco a respeito da torcida e como sua falta e o fato dela não se renovar pode ser prejudicial a uma equipe.

Vamos comentar um pouco a respeito da torcida e como sua falta e o fato dela não se renovar pode ser prejudicial a uma equipe

publicidade

Uma torcida é fundamental para qualquer clube, ela é o termômetro de quando o mesmo está bem ou mal. E mais que isso é a torcida quem mantem um clube financeiramente, uma vez que é ela quem vai aos estádios, compra os produtos e atrai novos patrocinadores.

Por isso, vamos comentar da importância da torcida e como não se renovar pode ser prejudicial para qualquer clube. Vamos também explicar alguns casos em que essa renovação não aconteceu e acabou prejudicando muito os clubes, ao ponto deles diminuírem bastante, em relação ao seu passado.

publicidade

A torcida e a popularidade de um clube

Um clube por muitas vezes corre sério risco de perder sua torcida, isso pode ocorrer por algumas situações, mas as principais são falta de títulos relevantes e falta de jogadores de referência. Afinal o que leva um torcedor para o Estádio basicamente é o time estar em uma boa fase ou ter um jogador interessante.

Basta pensar na final do Campeonato Brasileiro de 1980 entre Flamengo X Atlético Mineiro que tiveram mais de 180 mil pessoas no Maracanã. Ou na final da Copa do Brasil de 1999 entre Botafogo X Juventude no Maracanã, na última vez que o Maracanã receberam mais de 100 mil pessoas.

Com relação aos ídolos, não se tem uma média exata, mas costumam se dizer que quando o Pelé jogava nos Estados Unidos, a Média de público do Cosmos era de 20.000 pessoas, enquanto de outros clubes não chegavam a 1.000 pessoas. E até hoje as equipes de países emergentes apostam nas contratações de grandes jogadores mesmo que em final de carreira. Afinal é muito mais interessante torcer para um time que tenha Romário ou Beckham.

Ou seja se não se tem títulos relevantes os clubes são obrigados a montar outra atração para atrair a atenção do público e da mídia. Para evitar que sejam menos lembrados até serem esquecidos.

A decadência demora anos mas vem

Alguns exemplos de equipes que se agarram apenas ao passado e não conseguiram renovar seu público. São o que chamamos de times pequenos, alguns exemplos como Portuguesa ou Guarani, equipes que são tradicionais, mas que devido a falta de rodagem no elenco ou títulos relevantes hoje em dia conseguem apenas atrair os fãs mais antigos ou fãs hereditários.

Mas mesmo assim essas equipes não são levadas tão a sério, geralmente quem torce por elas, torce em paralelo com outros times. Mas existem casos de equipes maiores assim um caso especifico é do Botafogo.

A Estrela Solitária é um caso bastante curioso pois após a era Garrincha o time ainda conseguiu ser campeão da Taça Brasil e Estadual em 1968. E após este período passou por uma seca de 21 anos sem títulos. Nos anos 90 ainda conseguiu fazer boas campanhas ter grande conquistas, mas seu último feito nacional foi o vice-campeonato da Copa do Brasil de 1999.

Isso tudo fez com a torcida do Botafogo tivesse que olhar mais para trás para buscar suas maiores conquistas. E um novo torcedor que viu o Vasco ser campeão da Copa do Brasil, Fluminense ser bicampeão brasileiro e o Flamengo multicampeão nos últimos anos, muitas vezes pode não ter o Alvinegro como sua primeira opção.

Mas com relação ao botafogo estamos falando de renovação, pois a instituição ainda é uma instituição forte. Apesar de estar na série B, é um clube que constantemente está na Elite do Futebol Brasileiro. Entretanto, a falta de títulos impede que sua torcida possa ter uma renovação maior.

Discussão muito além

A Discussão vai muito além, de simplesmente ser algo que se resume a títulos e jogadores. Torcida é o clube, sua história e sua relação com a sua cidade e seus adversários. Talvez até mais que isso.

A torcida tem uma importância fundamental para um clube, pois ela quem assiste, no estádio ou em casa, ela quem compra. Mas o principal ela quem atrai novos investidores, a capacidade de uma equipe renovar seu público é  o que faz a instituição ser um investimento seguro ou não.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.