Mundial de Clubes 2021: Rio de Janeiro é descartado como sede
Segundo a FIFA, Rio de Janeiro é uma opção menos rentável e Emirados Árabes é a favorita para a realização do Mundial de Clubes 2021.
Segundo a FIFA, Rio de Janeiro é uma opção menos rentável e Emirados Árabes é a opção mais viável para a realização do Mundial de Clubes 2021.
Após a desistência de Tóquio para sediar o torneio, o Rio apareceu como uma opção para sede do Mundial de Clubes. Entretanto, apesar do entusiasmo, segundo informação do GE, a FIFA sequer levou a opção em consideração por não ser um mercado viável.
E segundo informações do site Goal, nem mesmo a CBF ou Conmebol eram entusiastas da ideia. Ambos reconhecem que a FIFA busca um mercado mais rentável, e não havia um projeto para ser enviado em tempo hábil.
Entendendo melhor a situação do Mundial de Clubes
O Japão desistiu de sediar o Mundial de Clubes 2021 devido às restrições imposta pela Pandemia de Covid-19. A JFA preferiu não sediar o torneio sem a presença de público, devido à baixa arrecadação.
Logo após o anúncio, o Rio de Janeiro já havia surgido como uma possível opção. Embora naquele momento fosse uma opção pouco provável, havia uma expectativa que a cidade que havia sediado a final da Copa América pudesse sediar o torneio. Durante uma coletiva no último dia (22) o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes comentou a respeito:
“Estamos trabalhando, é o desejo do Rio. Seria super interessante, estou falando com a CBF e outros dirigentes. Não é simples, parece que tem uma predileção pela Ásia. Mas estamos trabalhando e negociando para que isso aconteça”.
Leia mais sobre o Mundial: Mundial de Clubes: Japão desiste de sediar competição
Entretanto, logo após veio a confirmação de que a cidade estaria descartada como opção. Apesar de saber que a cidade não era favorita, o prefeito esperava mais apoio da CBF e Conmebol. Outra candidatura que também não é tratada com muita atenção é a da África do Sul.
Até o momento o que se sabe é que a preferência é pelo Emirados Árabes, o que poderia levar até mesmo na alteração do calendário do Mundial de Clubes 2021, com o mesmo podendo ser realizado entre o final de Janeiro e inicio de fevereiro.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.