Quais times foram campeões do 1º turno, mas não levaram o brasileiro?

Vamos conhecer os campeões do 1º turno que não mantiveram o ritmo e não conseguiram alcançar o título do Campeonato Brasileiro.

As vezes acontece de uma equipe começar bem o campeonato mas acabar não mantendo o ritmo, e hoje é sobre esses times que nós vamos falar, os campeões do 1º turno que não alcançaram o título do Brasileirão

publicidade

O Troféu Osmar Santos é oferecido para as equipes que são campeãs do primeiro turno. E muitas vezes essas equipes acabam levando o título do Campeonato Brasileiro, mas nem sempre isso acontece.

Diversos fatores fazem com que um time ganhe ou perca um campeonato. Perda ou contratação de jogadores, queda de rendimento, arrancada em determinado momento do campeonato, todos esses são fatores que levam uma equipe a conquista de um brasileirão.

publicidade

Portanto, vamos relembrar os campeões do 1º turno que acabam não levando a melhor no segundo turno, e perderam o Brasileirão.

Os campeões do 1º turno que não levaram o brasileirão

Troféu Osmar Santos

Divulgação/Lance

  • Grêmio 2008: Em 2008 o Grêmio ameaçou o bicampeonato do São Paulo, levando. Com uma campanha para muitos melhor que a do Tricolor Paulista, não conseguiu manter o ritmo e o São Paulo que perdeu apenas uma partida no segundo turno se sagrou campeão.
  • Internacional 2009: Uma das maiores filas de título da história é o Internacional, desde 1979 que o colorado não vence um brasileiro. E em 2009, apesar de campeão do 1º turno, não conseguiu manter o ritmo e o Flamengo que conseguiu ter uma arrancada histórica se sagrou campeão.
  • Atlético Mineiro 2012: O Atlético Mineiro é a maior fila da história do campeonato brasileiro. Desde 1971 que o Galo não vence a competição e em 2012 embalado por Ronaldinho Gaúcho, o Atlético fez um excelente primeiro turno, mas no returno acabou perdendo ritmo e o título para o Fluminense.
  • São Paulo 2018 e 2020: O São Paulo vinha de uma fila de títulos desde 2012 quando foi campeão da Copa Sul-Americana. Em relação a títulos brasileiros essa contagem aumenta ainda mais o último título Tricolor foi apenas em 2008. E nas campanhas de 2018 e 2020, de certa forma foram bem parecidas. O São Paulo começou o campeonato em alta, mas acabou sucumbindo no segundo turno.
João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.