Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos

Apesar de uma história gloriosa, o ano do centenário corintiano com certeza é esquecido por grande parte dos Corintianos.

Apesar de uma história gloriosa, o ano do centenário corintiano com certeza é esquecido por muitos torcedores!

publicidade

Neste dia primeiro de setembro o Corinthians completa 111 anos. Apesar de o Timão estar buscando se reestruturar e até apostando em boas contratações como o Willian, o Timão não está em seus melhores dias. Longe do ambiente caótico de 2007. Mas está longe de ser como o período entre 2011 à 2017.

E hoje nós vamos relembrar do ano do centenário do Corinthians, quando Flamengo e Fluminense tiraram as chances de títulos Corintianas.

publicidade
Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos

Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos (Divulgação/Lance)

O Corinthians no ano de 2010

O Timão começou o ano de 2010 com o pé direito, no ano anterior havia feito um grande retorno da série B, sendo campeão Paulista e da Copa do Brasil, o Corinthians fez um campeonato brasileiro bastante tranquilo terminando em decimo lugar. Com a vaga na libertadores garantida, o Corinthians prometia um grande ano do Centenário.

Entretanto, já no Paulista o Timão não conseguiu avançar para a fase semifinal, terminando o Paulista em quinto, um ponto atrás do São Paulo, quarto colocado. Com isso o jeito foi apostar na campanha na Libertadores, que era a principal competição do Corinthians em 2010.

Leia mais: As seis maiores goleadas da história da Copa do Brasil

O Flamengo no Caminho e a Eliminação precoce na Libertadores

O Corinthians fez o dever de casa na fase de grupos daquela Libertadores. Em seis jogos foram cinco vitórias e um empate, a classificação em primeiro lugar do Grupo de forma invicta fez com que o Corinthians, acreditasse ainda mais no título. Mas nas oitavas de final o Corinthians teve uma surpresa.

Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos

Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos (Divulgação/GE)

O Flamengo atual campeão Brasileiro, que apesar de não ter uma grande campanha na fase de grupos, tinha nome com Petkovic, Adriano e Vagner Love. Sem tomar conhecimento do Timão o Rubro Negro carioca venceu por 1 a 0 o jogo de ida no Maracanã com gol de Adriano.

No jogo de volta, no Pacaembu, o Corinthians parecia correr atrás do seu prejuízo, e logo no começo da partida fez 2 a 0, com gols de David Brás (contra) e Ronaldo. Mas logo aos 4 minutos do segundo tempo, Vagner Love marcou o gol que sacramentou a eliminação Corintiana.

Apesar do Corinthians não ter se entregue, o Timão sentiu muito o gol e acabou caindo ainda nas oitavas de final. O gol fora de casa era critério de desempate com isso com os resultados o Flamengo se classificou mesmo perdendo por 2 a 1.

Fluminense e o Campeonato Brasileiro

Com a eliminação o Brasileiro foi a última competição que restou ao Corinthians. Com nomes de veteranos como Ronaldo e Roberto Carlos mais alguns remanescentes do rebaixamento como Felipe, Chicão, Willian e Jorge Henrique. O timão rinha uma das melhores equipes do Brasil e poderia sim ser um dos favoritos ao título.

Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos

Corinthians: 2010 o ano em que os cariocas deixaram o centenário corintiano sem títulos (Divulgação/GE)

Mas apesar do Favoritismo e até boa campanha o Corinthians ficou apenas em terceiro lugar. Mesmo tendo vencido o Campeão Fluminense no turno e returno. O Alvinegro parece que perdeu o gás durante a competição, se no começo do campeonato foram nove jogos sem perder, chegou a ficar sete jogos sem vencer entre a 25ª á 31ª rodada (com um jogo atrasado da 18ª rodada contra o Vasco).

Assim, o Corinthians viu sua última chance de conseguir um título ir por água abaixo. Além de ter perdido a vice liderança na última rodada.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.