Entenda como irá funcionar a nova Lei do mandante

Nesta terça-feira (24) o senado aprovou a Lei do mandante, que dá direito ao clube que irá mandar a partida escolher o direito de transmissão!

O Senado aprovou nesta terça-feira a PL do Mandante, o texto determina que caberá ao mandante o direito de negociar a transmissão da partida. O que estava previsto na Lei Pelé até então é que ambos os clubes deveriam decidir em comum acordo.

Entenda como irá funcionar a nova Lei do mandante (Waldemir Barreto/Agência Senado)

A matéria foi aprovada de forma unanime com 60 votos a favor e segue para a aprovação do presidente da república. Mas vamos entender melhor o que muda com essa nova lei, e como ela pode mudar a forma se assistir futebol.

Leia mais: Flamengo goleia Grêmio com um a menos e facilita classificação

O que muda com a nova Lei do mandante

Como a premissa da Lei do mandante mesmo já diz cabe apenas ao mandante o direito de transmissão, desta forma as emissoras de TV precisariam apenas negociar com um dos times não com os dois. E os donos da casa ainda poderiam transmitir seus jogos por conta própria em seus canais no YouTube, tal qual aconteceu em alguns estaduais.

Hoje em dia para que um jogo seja transmitido por uma determinada emissora os dois clubes precisariam ter contrato com uma determinada emissora. Com a nova Lei do mandante em vigor apenas o mandante de uma determinada partida precisará ter contrato.

Com esse novo formato os clubes poderão explorar diversas possibilidades, dentre elas até mesmo levar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil para o Streaming. Apesar de ser muito celebrada a lei tem os seus prós e contras.

Os prós e contras

  • Prós

O fim da exclusividade de uma única emissora é a maior vantagem desta lei, que visa maior abrangência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Com a lei em vigor mais emissoras poderão entrar na disputa para transmitir os jogos o que traz mais diversidade. As principais emissoras que podem se beneficiar com a nova lei seriam: TNT e SBT.

Outro ponto interessante é que essa abrangência pode ser o fim dos apagões, ou seja dos jogos sem transmissões, ou apenas transmitidos por pay per view. Uma vez que os jogos podem ser mais abertos e a depender do mandante e dos horários é possível que todos os jogos de uma rodada seja das séries A, B ou C tenham transmissão ao vivo. Mas isso de certa forma já pode se incluir no contra.

  • Contras

Assim como falamos anteriormente, a negociação seria entre os clubes e as emissoras de TV. Deste modo, as emissoras poderiam escolher quais partidas seriam mais interessante transmitir. E em alguns casos algumas partidas com menos audiência podem acabar ficando de fora da TV.

Outro fato que pode ser uma desvantagem é que a depender de quantas emissoras ou streamings resolverem negociar com os clubes, o pode gerar uma grande confusão com relação À transmissão de jogos. Além do fato de que as transmissões por parte dos próprios clubes, muitas vezes é questionada por fãs e pela própria imprensa.

Port publicado em agosto 25, 2021

Posts Recentes

  • Notícias

Fim de uma era: Thiago Silva rescinde com o Fluminense e futuro vira mistério

O Fluminense confirmou oficialmente, na noite desta quarta-feira (17), a rescisão contratual de Thiago Silva.… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Tite é o novo técnico do Cruzeiro; contrato vai até 2026

O mercado da bola ferveu nesta terça-feira (16). O Cruzeiro oficializou a contratação de Tite… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Brasileirão 2026: CBF divulga tabela e anuncia mudanças drásticas no regulamento

A CBF surpreendeu os torcedores na noite desta segunda-feira ao liberar a tabela básica do… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Escândalo no São Paulo: Ex-mulher de Casares e diretor pedem licença após vazamento de esquema ilegal

A segunda-feira (15) começou explosiva nos bastidores do Morumbis. O São Paulo Futebol Clube vive… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Tiquinho de volta? Ídolo aceita redução salarial para retornar ao Botafogo em 2026

O grito de "Tiquinho é matador" pode voltar a ecoar no Nilton Santos. Protagonista das… Leia Mais

2 meses atrás
  • Notícias

Vitória do Flamengo: CBF barra novos gramados sintéticos na Série A e clube celebra: “Fim de uma era de atraso”

O Flamengo comemorou uma decisão histórica para o futebol brasileiro nesta quinta-feira (11). Em reunião… Leia Mais

2 meses atrás