Gol de Ouro: Vamos conhecer um pouco melhor sua história

Você já ouviu falar no Gol de Ouro? Vamos relembrar esse regulamento já prejudicou demais a seleção brasileira nos anos 90 e 2000.

Você já ouviu falar no Gol de Ouro? Esse regulamento já prejudicou demais a seleção brasileira nos anos 90 e 2000

publicidade

Com as semifinais das Olimpíadas sendo definidas na prorrogação e Brasil X México sendo definido nos pênaltis. Vale relembrar um regulamento bem peculiar que ajudou muitas equipes durante os anos 90 e início dos anos 2000 o Gol de Ouro.

Gol de Ouro ou Morte súbita consistia em após uma partida empatada iria para a prorrogação, quando uma determinada equipe marcasse um gol durante a prorrogação automaticamente o jogo seria concluído com a vitória a quem fizesse o gol. Na prática, a regra tinha como objetivo evitar que as equipes se desgastassem em dois tempos de prorrogação. Mas a regra deixou muita gente reclamando.

publicidade
Gol de Ouro: Vamos conhecer um pouco melhor sua história

Gol de Ouro: Vamos conhecer um pouco melhor sua história (Imagem do Google)

O primeiro registro desta regra foi em 1868, mas ela só foi aderida em pela FIFA em 1993. O regulamento não era obrigatório mas foi adotado por diversa competições como a Eurocopa, Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ela resistiu até 2004 quando a regra foi abolida.

Leia mais: A crítica em favor do crescimento do Futebol Brasileiro

Vale até destacar uma variação para a regra criada em 2002 pela UEFA, que foi o gol de prata, que permitiria que houvesse a chance da equipe adversária chegar ao empate. A regra era a seguinte em caso de empate e alguma das equipes marcasse durante a prorrogação a partida seguia pelos primeiros 15 minutos, e se a equipe adversária empatasse o jogo seguia. Assim como o Gol de Ouro havia a autonomia de usar ou não.

Mas vamos relembrar de algumas partidas que foram decididas pelo Gol de Ouro, além de algumas eliminações do Brasil.

Algumas partidas decididas pelo Gol de Ouro

O Gol de Ouro teve um papel fundamental enquanto esteve em vigor. Sendo responsável por decidir Copas do Mundo, Olimpíadas e outras competições. Vamos relembrar algumas destas decisões:

  • Brasil 3 X 4 Nigéria: Olimpíadas 1996 – (Kanu marcou o gol que levou a Nigéria para a Final).
  • França 1 X 0 Paraguai: Copa do Mundo 1998 – (Blanc marca o primeiro Gol de Ouro em uma Copa do Mundo, nas oitavas de final).
  • Camarões 2 X 1 Brasil: Olímpiadas 2000 – ( M’bami marcou e eliminou o Brasil nas quartas de final)
  • Coréia do Sul 2 X 1 Itália – Copa do Mundo 2002 – (Ahn marcou o gol da classificação da Coréia do Sul nas oitavas de final)
João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.