Renato Gaúcho está muito perto de ser anunciado pelo Grêmio. (Foto: Matheus Lima / Vasco)
O Grêmio decidiu demitir o técnico Luís Castro neste domingo (13), um dia depois da derrota por 2 a 1 para o Vasco, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro.
A decisão foi comunicada após uma manhã de reuniões no CT Luiz Carvalho.
O coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, assumirá o comando da equipe para o confronto com o Botafogo, na quarta-feira.
A situação na tabela pesou diretamente na decisão.
O Grêmio ocupa a 15ª posição, com 28 pontos — a mesma pontuação do Vasco, primeiro time dentro do Z-4, que só fica fora da zona de rebaixamento pelos critérios de desempate.
Outro dado chama atenção:
Luís Castro foi demitido do Grêmio. (Imagem: Lucas Uebel / Grêmio)
Em 50 jogos à frente do Tricolor, o técnico português deixa o seguinte retrospecto:
No período, Luís Castro conquistou o Campeonato Gaúcho, em março, e levou o Grêmio à semifinal da Copa do Brasil.
Por outro lado, sofreu com a irregularidade no Brasileirão e comandou a eliminação para o Bolívar nos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Esse resultado já havia gerado protestos da torcida pedindo o retorno de Renato Portaluppi.
A demissão chega poucos dias depois de o CEO Alex Leitão garantir publicamente a permanência de Luís Castro até o fim da temporada.
Antes disso, porém, o executivo de futebol Paulo Pelaipe já havia sinalizado desgaste, ao afirmar, após a derrota para o Bragantino no fim de agosto, que “tudo na vida tem limite”.
O treinador havia sido contratado no fim de 2025 para substituir Mano Menezes, dentro de um projeto de médio prazo que tratava 2026 como uma temporada de reconstrução.
Luís Castro tinha contrato até dezembro de 2027, sem multa rescisória específica prevista — o que obriga o Grêmio a arcar com os valores restantes do acordo.
O custo mensal do treinador e de sua comissão técnica era de cerca de R$ 2 milhões.
Além do português, deixam o clube os auxiliares Vítor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista.
Também deixam o Tricolor os preparadores físicos Nuno Cerdeira e Roberto Júnior, o Betinho.
Port publicado em setembro 14, 2026
Esta segunda-feira (14) tem agenda recheada de futebol nacional e internacional, com destaque para o… Leia Mais
José Boto rebateu publicamente Abel Ferreira depois de o treinador do Palmeiras apontar o Flamengo… Leia Mais
O atacante Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira, ficou de fora da lista dos… Leia Mais
O Flamengo usou o bom humor para agradecer publicamente ao Botafogo depois de assumir a… Leia Mais
A Fórmula 1 ganha um novo endereço na Espanha em 2026: a estreia do Madring,… Leia Mais
A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro mudou o topo da tabela: o Flamengo tirou o… Leia Mais