Tite é o novo técnico do Cruzeiro; contrato vai até 2026

O mercado da bola ferveu nesta terça-feira (16). O Cruzeiro oficializou a contratação de Tite como seu novo treinador para as próximas temporadas. O ex-técnico da Seleção Brasileira assume o comando da Raposa com um projeto de longo prazo, selando vínculo válido até o final de 2026.

Substituição de peso na Toca da Raposa

Tite chega para ocupar a vaga deixada por Leonardo Jardim. O português, que vinha realizando um trabalho sólido no clube mineiro, optou por se desligar do cargo. Segundo informações de bastidores, o treinador europeu pretende se aposentar da função de técnico, o que apressou a diretoria celeste na busca por um substituto à altura.

O retorno após o Flamengo

Este será o primeiro desafio de Tite desde sua demissão do Flamengo, ocorrida em setembro de 2024. No clube carioca, os números do treinador foram expressivos:

  • 68 jogos realizados;
  • 41 vitórias;
  • 11 empates;
  • 16 derrotas.

Reviravolta com o Corinthians e saúde

Antes de fechar com o Cruzeiro, o destino de Tite parecia ser o Parque São Jorge. No primeiro semestre de 2025, o treinador esteve com os pés no Corinthians, mas o negócio caiu de última hora. Na ocasião, Tite alegou um problema de saúde para cancelar o acordo e optou por um período sabático. Agora, totalmente recuperado, ele retorna ao futebol brasileiro para liderar o projeto mineiro.

Histórico na Seleção Brasileira

A bagagem de Tite inclui seis anos à frente da Amarelinha (2016-2022). Pela Seleção, ele acumulou um aproveitamento altíssimo com 60 vitórias em 81 jogos e o título da Copa América de 2019. Apesar do sucesso continental, o treinador carrega o peso de duas eliminações em quartas de final de Copas do Mundo (2018 e 2022).

Grid Redação
Escrito por

Grid Redação