Após condenação de Robinho na Itália, Justiça brasileira toma decisão sobre extradição
Robinho foi condenado pela Justiça da Itália por estupro, mas segue em liberdade no Brasil. Porém, o país europeu fez uma nova solicitação.
O caso envolvendo a condenação de Robinho a nove anos de prisão por estupro contra uma mulher albanesa, que aconteceu em uma boate de Milão, em 2013, teve um novo desenrolar. O Brasil negou o pedido da Itália para a extradição do ex-jogador.
Segundo informações do UOL, o pedido foi negado com base no artigo 5 da Constituição Federal, que proíbe a extradição de cidadãos brasileiros. Por outro lado, o país europeu ainda poderá pedir que ele cumpra a pena por aqui.
A principal agência de notícias italiana falou sobre essa possibilidade. Em conversa com o UOL, o advogado da vítima disse que eles já estavam esperando por essa decisão do governo brasileiro, mas eles esperam que a condenação seja cumprida no Brasil.
“Essa era uma resposta previsível. Conhecíamos a Constituição brasileira, mas o que nos sensibiliza é que nesse caso específico um instrumento que deveria defender o cidadão foi usado como escudo para fugir da condenação e para obter impunidade. Agora esperamos que a pena seja executada no Brasil, mas sei o que há a necessidade de se fazer um outro processo para isso”, disse Jacopo Gnocchi.
Crime pelo qual Robinho foi condenado aconteceu em 2013
A vítima informou que o caso aconteceu em 2013, na boate Sio Caffé, em Milão. Naquela época, o jogador estava atuando pelo Milan. Além do ex-craque, outros quatro brasileiros foram acusados de estuprar a moça.
Robinho e os amigos teriam oferecido uma bebida para deixá-la inconsciente antes de cometerem o ato em um camarote da boate. Por lá, eles teriam praticado múltiplas e consecutivas relações sexuais com ela.
Em 2020 o caso retornou aos holofotes quando o jogador foi anunciado pelo Santos. Por outro lado, a torcida do clube condenou essa atitude da direção e a repercussão negativa foi a pior possível.
Apaixonado por televisão e cinema, desde 2009 trabalha com internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.