Campeão 13 vezes nas principais categorias do Brasil, o ex-piloto Adilson Cajuru, coleciona em sua história mais de 200 troféus, muitas pole-positions, vários recordes de pista e inúmeros pódios.
Tudo isso resultado de uma vitoriosa trajetória no mundo da motovelocidade, que lhe rendeu 13 títulos de Campeão Brasileiro e vários títulos Paulistas sobre duas rodas, onde competiu até 2004.
Com a velocidade nas veias, Adilson Cajuru nunca se afastou totalmente das pistas. Partiu de duas, para quatro rodas, competindo na Fórmula Truck por um período e também praticando a modalidade do Kart em seu cotidiano.
E assim, em 2016, no Kartódromo Itália, em Valinhos/SP, viu a possibilidade e oportunidade de treinar pilotos para competir na motovelocidade.
Cajuru começou sua trajetória como instrutor dos primeiros alunos: João Vitor Carneiro, Felipe Macan e Pedro Bala, competindo com esses pilotos algumas etapas de campeonatos, além de treinar alunos que fazem questão somente de pilotar no Kartódromo, como hobby, sem participar de competições.
Paralelamente ao trabalho de instrutor, Adilson Cajuru compartilhou seus conhecimentos de piloto campeão, em eventos de Track Days – uma forma de orientar alunos tanto com conhecimentos teóricos, quanto práticos sobre a forma correta de pilotagem da moto em autódromos profissionais, local considerado ideal para também refazer seu networking.
Observando o interesse de um número maior de alunos para participar de seus treinos, a continuidade dos primeiros passos dessa iniciativa se concretizou com a realização de um grande sonho.
Em 2017 Adilson Cajuru fundou sua escola de formação de pilotos, chamada Cajuru Racing. Toda sua experiência profissional, agora, é colocada em prática, como chefe de equipe, aplicando a arte de pilotar aos seus alunos que competem o campeonato Superbike Brasil.
“Faço questão de passar para meus alunos todo meu conhecimento teórico e prático, dentro e fora das pistas. São técnicas, macetes e aprendizados garantidos ao longo dos anos, que fazem toda diferença ao pilotar”.
“A Cajuru Racing tem a meta de ensinar pilotos a competir, acelerar e vencer. Para isso já fomos campeões, durante esses cinco anos, nas categorias Honda Júnior Cup, 650cc e 500cc”, comentou Adilson Cajuru ao Guia do Boleiro.
Entre os dedicados alunos da Cajuru Racing, João Vitor Carneiro, que está na equipe desde o início, vem sendo destaque. O jovem piloto, de 18 anos, venceu a Copa Pro Honda CBR 650 – da temporada do Superbike Brasil 2021 e neste ano já administra grande performance.
Em seis etapas, garantiu seis pole positions e seis vitórias até o momento, sendo líder absoluto do campeonato.
“O João é um piloto acima da média, dedicado, focado em seu objetivo e super disciplinado. Espero que seu talento seja reconhecido e se Deus quiser que ele possa competir na categoria principal do Superbike, no ano que vem”, ressalta o chefe de equipe.
Segundo Cajuru, seu empenho é totalmente direcionado aos pilotos, buscando os melhores resultados nas pistas. Ele trabalha pesado nos treinos com os alunos e a preparação da moto, fica exclusivamente, por sua responsabilidade, em sua própria oficina de motos que também leva a marca, Cajuru Racing.
“Dos alunos cobro disciplina, comprometimento e dedicação. Trago comigo uma referência na motovelocidade e faço da Cajuru Racing uma equipe que forma campeões”, completa o ex-piloto.
Outra grande revelação da Cajuru Racing é o aluno Heitor Ourinho, de 10 anos, que compete nas categorias Honda Júnior Cup, e R3 – do Superbike Brasil, ocupando respectivamente, a 4ª e 3ª colocação nos campeonatos.
O garoto, natural de Salvador, mudou-se para Jundiaí para se dedicar ao esporte. “Ele traz um talento nato e promete dominar as pistas no futuro da motovelocidade”, observa Cajuru. Vale lembrar que Ourinho foi campeão da 3ª Etapa do Superbike Brasil 300cc Pro.
Adilson Cajuru carrega consigo um diferencial e acumula potenciais. Além de saber pilotar é um extraordinário mecânico, por isso instalou a sede da Cajuru Racing em sua própria oficina de motos, em Campinas – onde trabalha nos ajustes das motos dos pilotos e atende ao público em geral.
“Na oficina também guardo as motos de corrida que são transportadas em meu caminhão para cada etapa do campeonato SuperBike Brasil”, explica Cajuru.
A equipe se torna itinerante conforme acontecem as etapas do campeonato Superbike Brasil. O trabalho é intenso com os alunos fixos e com os alunos que participam somente em etapas distintas.
Cajuru conta que os treinos começam sempre às quintas-feiras e só se encerram no sábado com os classificatórios para as corridas de domingo.
“Trabalhar com aquilo que a gente gosta é o maior bem que podemos ter. Sou apaixonado por motovelocidade e hoje posso transferir meus conhecimentos aos meus alunos/pilotos. Confesso que sou um chefe de equipe exigente. Busco vitórias e para isso batalho no dia a dia pelos melhores tempos, voltas rápidas e cada segundo faz a diferença”, diz Cajuru e acrescenta:
Quer ser um Campeão? Venha para a Cajuru Racing. Siga-nos no Instragram @cajururacing e acompanhe nosso trabalho”, finaliza o chefe de equipe.
Próximas Etapas do SuperBike Brasil
Créditos: Jornalista Simone Magalhães
Port publicado em setembro 20, 2022
O futebol brasileiro é um dos mais apaixonantes e disputados do mundo, oferecendo diversas opções… Leia Mais
No mundo das apostas e palpites esportivos, a busca por informações precisas e detalhadas pode… Leia Mais
Você sabe quem são os jogadores com mais Bolas de Ouro? O prêmio, criado pela… Leia Mais
Se existe um serviço recomendado para quem deseja editar vídeos de lances de futebol, mas… Leia Mais
Apostar no futebol é mais do que apenas um passatempo; é uma mistura de conhecimento,… Leia Mais
Apostar em partidas de futebol pode ser emocionante, mas enfrentar perdas é uma realidade inevitável… Leia Mais