Byron Castillo em jogo pelo Equador - Foto: FRANKLIN JACOME / AFP
Em ritmo de preparação para a Copa do Mundo, cerca de 31 seleções estão confirmadas, porém, existe um imbróglio que poderá tirar o Equador do Mundial que acontecerá no Catar. Após confissão de Byron Castillo, país poderá perder vaga para o Chile.
Desde que finalizou a Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Chile entrou com um pedido na FIFA afirmando que o lateral-direito do Equador tem documentos falsos e que, na verdade, seria colombiano.
Dessa forma, nesta segunda-feira (12), o jornal Daily Mail publicou uma suposta confissão do jogador Byron Castillo que falsificou o passaporte para defender a seleção equatoriana. Se for confirmado, o Chile poderá ganhar a vaga e disputar o Mundial em novembro.
Byron Castillo comemorando gol em partida do Barcelona do Equador – Foto: Reprodução
De acordo com a divulgação feita pelo jornal britânico, o áudio é de uma entrevista conduzida em uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em 2018. Na ocasião, o atleta confirma a ilegalidade dos documentos.
Além disso, o portal Globo Esporte também entrevistou o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo, que representa a Federação Chilena no caso. Dessa forma, o responsável pela defesa dos chilenos afirmou que o áudio será incluído na audiência. “A gravação valida tudo o que dissemos desde o início deste caso. Claramente, isso agora precisa ser apresentado como evidência ao Comitê de Apelação da FIFA antes da audiência de quinta-feira”, afirmou o advogado.
Caso o Equador seja declarado culpado e, de fato, a FIFA queira excluir o país e dar a vaga ao próximo representante sul-americano, quem conquistaria a vaga seria o Chile. Isso porque, o Equador foi o quarto colocado das eliminatórias, com 26 pontos. O Chile foi apenas o sétimo, com 19. No entanto, Castillo foi escalado nos dois jogos contra a Roja, que empatou uma e perdeu a outra partida.
Após o sorteio dos grupos, a seleção do Equador está no Grupo A da Copa do Mundo, junto do Catar, Holanda e Senegal. A estreia será no dia 20 de novembro, contra os donos da casa, na primeira partida do Mundial.
Port publicado em setembro 12, 2022
Em um reencontro que prometia faíscas, mas entregou uma verdadeira aula de efetividade, o Palmeiras… Leia Mais
O Corinthians é um dos poucos times que jogaram os 19 jogos do Brasileirão 2025,… Leia Mais
O Brasileirão 2025 chegou ao final do primeiro turno, pelo menos para alguns times, já… Leia Mais
Na mesma noite, Palmeiras e Flamengo foram eliminados nas oitavas da Copa do Brasil, ficando… Leia Mais
O Corinthians chega já próximo do fim do primeiro turno com uma campanha que não… Leia Mais
Neymar se manifestou nas redes sociais neste domingo (27) após o empate por 2 a… Leia Mais