
Após confirmar a classificação na goleada do agregado contra o Vélez Sarsfield-ARG, por 6-1, na semifinal, o dirigente do Flamengo, Bap, gerou polêmica após citar local de sua escolha da final da Copa Libertadores 2022.
Com a vaga na final, o rubro-negro chega pela segunda vez consecutiva ao duelo que vale o título continental. Na última temporada foi derrotado para o Palmeiras, por 2-1, na prorrogação. Entretanto, nesta temporada a torcida flamenguista espera que a história seja outra.
Com uma das maiores torcidas do mundo, o dirigente rubro-negro destacou que a sua escolha seria disputar o título fora da América do Sul. “Por que não levar a final da Libertadores para Orlando, Miami, Dallas, Madrid ou Lisboa? Há estádios maiores, muito mais voos e hotéis. Para os torcedores seria mais barato. Para o produto, a visibilidade seria muito maior”, polemizou Bap.
Leia também
Flamengo busca o tri da América jogando no Equador

Após os finalistas serem definidos, a final da Copa Libertadores 2022, que será realizada em Guayaquil, no Equador, receberá Flamengo e Athletico Paranaense. A decisão está marcada para o dia 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil, porém, o horário ainda não foi definido pela Conmebol.
Na semifinal, o time carioca eliminou o Vélez Sarsfield-ARG após triunfar por 4-0, na Argentina, e 2-1, no Maracanã. Por outro lado, o Furacão enfrentou o Palmeiras e venceu na Arena da Baixada, por 1-0, e, no Allianz Parque, segurou o empate em 2-2. Assim, vaga na final pela segunda vez em sua história.
Caso o Flamengo conquiste o título, se unificará aos quatro clubes com três títulos do torneio continental, sendo São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras. Já o time paranaense, será a primeira conquista, caso vença. Em 2005 foi o vice-campeão ao ser derrotado para o tricolor paulista.
Em questão da final fora da América do Sul, a única que teve foi em 2018, após o incidente entre a torcida do River Plate e o time do Boca Juniors. Assim, o título do River Plate foi conquistada no Santiago Bernabeu, em Madrid-ESP.