Destaques

Mundial de Clubes vencido pelo Chelsea pode ter sido o último nesse formato

A final entre Chelsea e Palmeiras pode ter sido a última partida do Mundial de Clubes no formato atual, que é organizado pela FIFA desde 2005

Mundial será de 4 em 4 anos

O planejamento de um Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, disputado de 4 em 4 anos esteve perto de se tornar realidade à partir de 2019. Com a pandemia da Covid-19 e a diminuição das receitas da FIFA, a entidade resolveu por manter o modelo em que o torneio é disputado desde 2005 nos anos de 2020 e 2021 – disputados no início de 2021 e 2022, respectivamente -.

De acordo com o jornalista Rodrigo Ramos do UOL, a modificação voltou à discussão e dirigentes da FIFA entende que uma reformulação seria o  melhor caminho para aumentar a visibilidade e fazer com que o torneio gere mais receitas.

O maior entrave, no momento, seria angariar fundos suficientes entre patrocínios, direitos de transmissão, entre outros, para poder convencer os grandes clubes europeus a participarem do torneio.

Além disso, o campeonato, que substituiria a Copa das Confederações no calendário da FIFA, pode gerar conflito de calendários entre os participantes e comprometer o período de férias, fundamental para a recuperação física de jogadores entre as temporadas. Gianni Infantino, presidente da FIFA, falou sobre isso antes da final da edição 2020 do Mundial, em fevereiro do ano passado.

Ainda temos que trabalhar no processo de encontrar datas, e esse não é um desafio fácil

Formato com 24 clubes

O novo formato do Mundial de Clubes, que contará com 24 equipes de todos os continentes. Os clubes provavelmente serão divididos em 6 grupos com 4 times cada e os primeiros e dois melhores segundos colocados iriam para as quartas de finais.

O critério de classificação ainda está indefinido, porém há um esboço do que pode ser esse modelo que a FIFA quer implantar:

Leia também: Mundial de Clubes: malandragem do Chelsea em pênalti contra o Palmeiras

  • América do Sul: 6 vagas, quatro para os campeões das duas últimas edições de Libertadores e Sul-Americana. Duas indefinidas.
  • Europa: 8 vagas, todas para os campeões das últimas quatro edições de Champions League e Liga Europa. Uefa pode vetar times do mesmo país e vice-campeões podem ganhar vagas caso campeões se repitam.
  • Ásia: 3 vagas, duas para os últimos campões da Champions da AFC e a terceira para o vencedor de um mata-mata entre os dois vice-campeões.
  • África: 3 vagas, duas para os finalistas da Champions da CAF e uma para o vencedor de confronto entre os semifinalistas eliminados.
  • Américas do Norte e Central: 3 vagas, duas para os finalistas da Champions da Concacaf e uma ainda indefinida.
  • Oceania: uma vaga disputada entre o campeão continental e uma equipe do país anfitrião.

Promovido pela FIFA desde 2005, o Mundial de Clubes no formato com 6 ou 7 equipes teve como campeões:

2005: São Paulo

2006: Internacional

2007: Milan

2008: Manchester United

2009: Barcelona

2010: Inter de Milão

2011: Barcelona

2012: Corinthians

2013: Bayern de Munique

2014: Real Madrid

2015: Barcelona

2016: Real Madrid

2017: Real Madrid

2018: Real Madrid

2019: Liverpool

2020: Bayern de Munique

2021: Chelsea

Port publicado em fevereiro 14, 2022

Posts Recentes

  • Notícias

Fim de uma era: Thiago Silva rescinde com o Fluminense e futuro vira mistério

O Fluminense confirmou oficialmente, na noite desta quarta-feira (17), a rescisão contratual de Thiago Silva.… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Tite é o novo técnico do Cruzeiro; contrato vai até 2026

O mercado da bola ferveu nesta terça-feira (16). O Cruzeiro oficializou a contratação de Tite… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Brasileirão 2026: CBF divulga tabela e anuncia mudanças drásticas no regulamento

A CBF surpreendeu os torcedores na noite desta segunda-feira ao liberar a tabela básica do… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Escândalo no São Paulo: Ex-mulher de Casares e diretor pedem licença após vazamento de esquema ilegal

A segunda-feira (15) começou explosiva nos bastidores do Morumbis. O São Paulo Futebol Clube vive… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Tiquinho de volta? Ídolo aceita redução salarial para retornar ao Botafogo em 2026

O grito de "Tiquinho é matador" pode voltar a ecoar no Nilton Santos. Protagonista das… Leia Mais

1 mês atrás
  • Notícias

Vitória do Flamengo: CBF barra novos gramados sintéticos na Série A e clube celebra: “Fim de uma era de atraso”

O Flamengo comemorou uma decisão histórica para o futebol brasileiro nesta quinta-feira (11). Em reunião… Leia Mais

1 mês atrás