O Chelsea soube usar da boa malandragem para transformar uma cobrança de pênalti em um jogo de equipe. A ação de esperteza na final do Mundial de Clubes partiu do capitão Cesar Azpilicueta.
O gol foi de Kai Havertz. Mas não foi só o alemão que o ajudou a bater o goleiro do Palmeiras Weverton.
O malandro Azpilicueta enganou o Verdão/Foto: Reprodução Twitter
Muitos times ingleses têm se utilizado do mesmo método dos Blues para ludibriar goleiros e batedores de cobranças de pênalti.
A intenção do time de Thomas Tuchel foi de dar a impressão até o último instante de que Azpilicueta cobraria a penalidade.
Ele ficou segurando a bola até cerca de 10 segundos antes da batida de Havertz. Dessa forma, diminuindo o tempo de raciocínio de Weverton.
É notório que atualmente existe um registro dos batedores de pênalti em especial de times de grande expressão. Portanto, tornar a leitura da batida mais difícil é parte da malandragem.
Além de iludir os jogadores do Palmeiras de quem seria o batedor do pênalti, Azpilicueta tirou a concentração dos palestrinos se engajando em discussão com os adversários.
Há um momento que Kanté se junta ao espanhol nas reclamações e acaba inclusive levando um cartão amarelo. Tudo válido em nome da estratégia.
Na sequência, é formado um bolo de jogadores do time inglês. Todos cobrando o árbitro e tirando a concentração dos jogadores do time brasileiro.
Em meio a tudo isso um Havertz totalmente concentrado em sua missão de cobrar a penalidade. Todo essa movimento começou quando Azpilicueta olhou o atacante logo no momento da marcação da infração.
Ali foi dado o sinal para que se fizesse todo o teatro de ilusões em busca do gol do título. A análise foi feita pelo psicólogo do esporte Geir Jordet para o jornal britânico The Sun.
Port publicado em fevereiro 14, 2022
O Flamengo segue firme no topo do ranking das maiores torcidas do Brasil, de acordo… Leia Mais
Depois do VAR, o impedimento semiautomático é a tecnologia do momento no futebol. Já usado… Leia Mais
O Brasileirão é considerado um dos campeonatos mais disputados do planeta, com uma boa variedade… Leia Mais
O São Paulo encerrou a primeira metade da temporada em clima de tensão. A equipe… Leia Mais
O Santos está otimista em relação à contratação do lateral direito Mayke, do Palmeiras, após… Leia Mais
A pausa da Data Fifa foi estratégica para o técnico Dorival Júnior implementar mudanças significativas… Leia Mais