Hugo Souza de titular a terceiro goleiro, e o problema do goleiro inexperiente

Há um ano Hugo Souza estreava pela equipe principal do Flamengo, em uma ascenção meteórica foi da titularidade ao posto de terceiro goleiro

Há um ano Hugo Souza estreava pela equipe principal do Flamengo, em uma ascensão meteórica foi da titularidade ao posto de terceiro goleiro!

publicidade

Hugo Souza pode se dizer que estreou como profissional em meio de um furacão. A saída de Jorge Jesus, as passagens de Domenec Torrent e Rogério Ceni, fizeram com que a equipe ficasse de certa forma balançada. Apesar do título do Brasileirão muita coisa errada aconteceu no ano de 2020.

Hugo conseguiu sua primeira oportunidade com as lesões de Diego Alves. Após uma grande atuação contra o Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2020, Hugo caiu nas graças da Torcida, e passou a ser a primeira opção de Domenec quando Diego Alves não podia atuar sendo promovido de quarto para segundo goleiro.

publicidade
Hugo Souza de titular a terceiro goleiro, e o problema do goleiro inexperiente

Hugo Souza de titular a terceiro goleiro, e o problema do goleiro inexperiente (Divulgação/Metropoles)

Com atuações muito seguras Hugo conseguiu chamar a atenção devido a boas defesas e um bom jogo aéreo. E pelo fato de ter sido muito decisivo em jogos complicados do Flamengo na temporada. Hugo para muitos era a maior revelação do flamengo para o gol.

Entretanto, junto com as boas atuações vieram também muitas críticas devido ao fato de o goleiro não saber sair jogando com os pés. Tendo como uma das suas maiores falhas durante o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil onde ao tentar cortar o atacante Brenner com um drible, foi desarmado e levou o gol que garantiu a vitória ao Tricolor.

Além deste jogo em especial Hugo também foi criticado por outras atuações e alguns erros que o fizeram perder a titularidade e o posto de segundo goleiro ainda com Rogério Ceni e com Renato Gaúcho. Mas será que Hugo foi superestimado ou ele é um bom goleiro?

As críticas e considerações a respeito de Hugo Souza

Aconteceu com Hugo um pouco das duas coisas, Hugo mostrou para todo o Brasil que sim é um bom goleiro. Antes mesmo da titularidade e popularidade já era convocado pelas seleções de base e chegou a ser convocado para a seleção principal.

Isso tudo mostra que ele de fato tem muita qualidade, mas ele ainda é inexperiente e isso se mostrou em alguns momentos. O Flamengo sim não vinha em uma boa fase em 2020, mas é preciso concordar que Hugo também não foi culpado em boa parte dos resultados do Rubro Negro, tendo inclusive muita participação em algumas vitórias.

Leia mais: Jorginho é eleito o melhor jogador Europeu 2020/2021

Mas ainda sim Hugo Souza não supera a figura de liderança e comando que é Diego Alves. Ele ainda comete algumas poucas falhas que são bastantes comuns no começo da carreira de grandes goleiros como Dida e o próprio Rogério Ceni.

Por isso, podemos dizer que o que falou mais alto contra Hugo, foi a inexperiência que o mesmo ainda tinha. E neste ano de 2021, com Diego Alves mais presente no gol era natural que o jovem Hugo Souza fosse deixado de lado. E até mesmo por conta de ter sido bem ativo no ano de 2020, tanto Rogério Ceni quanto Renato Gaúcho podem ter optado também por ter dado uma oportunidade maior a Gabriel Batista.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.