Brittney Griner recebe condenação inesperada da Justiça na Rússia

Acusada de tráfico de drogas, Brittney Griner foi condenada pela Justiça da Rússia. A situação é tensa e os advogados prometem revidar.

Um dos assuntos mais polêmicos envolvendo o mundo dos esportes nos últimos meses, está a prisão de Brittney Griner, uma das principais jogadoras da WNBA, na Rússia. A moça chamou a atenção no mundo inteiro após ser detida no país europeu e agora foi condenada pela Justiça local.

publicidade

Essa situação está dando o que falar, principalmente por conta do clima de tensão entre as partes envolvidas por conta da guerra contra a Ucrânia. Alguns fãs da atleta acreditam que o governo vai usar essa prisão para provocar o presidente norte-americano.

A princípio, Joe Biden havia feito uma proposta substancial para tentar chegar na possibilidade da liberação da jogadora. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova não deu detalhes sobre a troca de prisioneiros por Griner e Whelan.

publicidade

Contudo, ela afirmou que os interesses da Rússia devem ser levados em consideração junto com os dos Estados Unidos e que não houve um “resultado concreto” nas negociações para libertar prisioneiros. O governo norte-americano sugeriu enviar Viktor Bout, um traficante de armas russo apelidado de “O Mercador da Morte”.

A história dele fui usada para basear o filme “Senhor das Armas”, estrelado pelo ator Nicolas Cage.

Tribunal russo considera Brittney Griner culpada por tráfico de drogas com intenção criminosa

Brittney Griner

Brittney Griner recebe condenação inesperada da Justiça na Rússia (Imagem: Reprodução / Globo)

De acordo com informações divulgadas pela imprensa nos Estados Unidos, a jogadora foi considerada culpada por tráfico de drogas. Brittney Griner passou por um longo julgamento e o resultado saiu nesta quinta-feira (4). Ela foi sentenciada a nove anos de prisão de uma multa de 1 milhão de Rublos, aproximadamente R$ 86 mil.

Após o veredito final, a atleta ficou quase com a sentença máxima. Enquanto a promotoria russa havia pedido uma pena de nove anos e meio de prisão. O juiz do caso decretou que ela terá que cumprir a condenação em uma colônia penal na Rússia. Por outro lado, a defesa de Brittney Griner declarou que não vai aceitar o veredito.

“Nós estamos muito desapontados com o veredito. Como advogados, nós acreditamos que a corte deve ser justa com todos, independentemente da nacionalidade. A corte ignorou completamente todas as evidências da defesa e, o mais importante, a declaração de culpa”, informou a equipe.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por televisão e cinema, desde 2009 trabalha com internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.