Torcedor mais fiel: pesquisa aponta torcida mais fiel do Brasil

Uma pesquisa levantada pelo Ipec e pelo Jornal 'O Globo' indicou quais são as torcidas mais fieis dentro do futebol brasileiro na atualidade

Uma pesquisa recente, realizada pelo jornal ‘O Globo’ e pelo Ipec, instituto formado por profissionais que trabalhavam no Ibope, divulgou qual é a torcida mais fiel dentro do futebol brasileiro.

publicidade

Corinthians? Flamengo? Nada disso. Segundo os dados levantados pela pesquisa que foi publicada nesta terça-feira, 19 de julho, a torcida mais fiel do futebol brasileiro está no Rio Grande do Sul, e é a do Grêmio.

O levantamento contou com a participação de 2 mil pessoas que foram entrevistadas presencialmente em 126 municípios espalhados pelo Brasil entre os dias 1 e 5 de julho deste ano, com pessoas de 16 anos ou mais.

publicidade

Pesquisa mostra que torcida do Grêmio é a mais fiel do Brasil

Torcida do Grêmio é a mais fiel do Brasil, segundo pesquisa recente. (Foto: Reprodução)

Torcida do Grêmio é a mais fiel do Brasil, segundo pesquisa recente. (Foto: Reprodução)

A torcida gremista foi avaliada como a mais fiel do futebol brasileiro. Na sequência da lista, vem as torcidas de: Flamengo (81,2%), Corinthians (80,6%), Cruzeiro (75,8%), São Paulo (75,6%), Vasco (71,4%) e Palmeiras (65,5%).

Outro dado importante dentro da pesquisa feita pelo jornal ‘O Globo’ e também pelo Ipec foi o levantamento de que os torcedores das regiões Sul e Sudeste do país tendem a ser mais fieis a um único clube de futebol no Brasil.

Já os habitantes das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste manifestam com mais facilidade a paixão por dois ou mais clubes de futebol dentro do cenário nacional, o que é caracterizado como ‘infidelidade’ dentro das pesquisas.

Um outro aspecto relatado pelos resultados das pesquisas é a fidelidade ao clube mais presente entre a população jovem. Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, 71,1% afirmaram torcer para apenas um clube de futebol, maior índice por faixa etária.

Flamengo ou Corinthians? Craque Neto revela qual torcida é mais fiel

Muitas opiniões se dividem entre as duas maiores torcidas do futebol brasileiro. Corinthians e Flamengo carregam uma legião de milhões espalhadas por todo o Brasil e levantam questionamentos sobre qual é a melhor torcida.

Craque Neto, ídolo do Corinthians nos anos 1990, comentou que, apesar da torcida do Flamengo ser maior em números, a torcida corintiana é mais fiel com o seu clube do coração.

“As duas são maravilhosas, mas a do Corinthians é muito mais fiel”, respondeu Neto.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.