Série A Italiana faz mudança surpreendente em regra que promove ‘final’ entre 1º e 2º

A Série A Italiana tomou uma decisão um tanto curiosa que surpreendeu a todos. A nova regra promove ‘final' entre 1° e 2° lugar da

A Série A Italiana tomou uma decisão um tanto curiosa que surpreendeu a todos. A nova regra promovefinal’ entre 1° e 2° lugar da competição.

publicidade

A situação deve acontecer em caso de empate de pontos entre os dois primeiros colocados. Sem considerar mais os critérios de desempates, as duas equipes participarão de um confronto decisivo.

Federação Italiana aprova jogo final para Série A em caso de empate

Federação Italiana aprova jogo final para Série A em caso de empate

Federação Italiana aprova jogo final para Série A em caso de empate.

Após reunião, o conselho da Federação Italiana de Futebol (FIGC) aprovou, na última terça-feira (28), mudanças para a Série A do Campeonato Italiano, já válidas para a temporada 2022/2023.

publicidade

Entre as mudanças anunciadas, está a final para o caso de empate entre os 1° e 2° lugar. Persistindo o empate nos 90 minutos, a decisão segue para os pênaltis.

Além disso, o conselho decidiu permitir até cinco substituições em jogos de competições organizadas pela FIGC. As alterações são válidas para o tempo normal de jogo, em partidas com prorrogação, uma sexta substituição será permitida.

Campeonato Italiano pode ter final entre primeiros colocados

A decisão do “playoff” exclui os já conhecidos critérios de desempates. Até a última temporada, encerrada recentemente, o empate entre primeiros colocados era resolvido por meio da soma dos pontos no confronto direto entre as equipes em questão. Seguindo empatados, o número de vitórias de cada time era analisado, por fim a decisão seria tomada por meio da conta do número de gols marcados na competição.

A ocasião do anúncio de mudanças, foi aproveitada para a divulgação dos calendários 2022/2023 das competições organizadas pela Federação Italiana de Futebol, confira a seguir:

  • Série A: de 14 de agosto de 2022 a 4 de junho 2023
  • Série B: de 13 de agosto de 2022 a 19 de maio de 2023
  • Série C: de 28 de agosto de 2022 a 23 de abril de 2023
  • Série A feminina: de 27 Agosto 2022 a 28 de Maio de 2023
  • Série B: de 18 de Setembro de 2022 a 28 de Maio de 2023
  • Torneios Amadores: de 4 de Setembro de 2022 a Maio de 2023

 

Hannah Aragão
Escrito por

Hannah Aragão