Gols de The Strongest x Ceará: Em jogo histórico, Vozão vence de virada na Sul-americana

Em jogo histórico, o Ceará venceu, de virada, o The Strongest, na altitude de La Paz, pela ida das oitavas de finais da Sul-Americana

Pela primeira vez em sua gloriosa história, nas oitavas de finais da Sul-Americana, o Ceará entrou em campo na noite desta quarta-feira (29), às 19h15, no Estádio Hernando Siles, diante do The Strongest, em La Paz, na Bolívia.

publicidade

Em partida histórica, o Vozão desbancou, não somente o time da casa, mas a altitude de 3.637 metros. Com gol no último minuto, o clube brasileiro triunfou sobre o time boliviano de virada, por 2-1.

Após ficar em terceiro na fase de grupos da Libertadores, o The Strongest conquistou a vaga direta para o mata-mata da Sul-Americana e foi sorteado para enfrentar o Ceará.

publicidade

No caso do time brasileiro, o Vozão entrou na primeira fase e terminou na liderança geral com 18 pontos.

Confira os gols do empate entre Ceará e The Strongest

Superando todos os obstáculos, desde clima, estatísticas e desfalques, o Ceará soube sofrer sob a mais poderosa “arma” do The Strongest, ou seja, a altitude.

Assim, os nordestinos conseguiram encarar a partida de igual para igual. E leva um resultado surpreendente para o Brasil, podendo até empatar no jogo de volta que garante a classificação inédita para as quartas de finais da Sul-Americana.

Melhores momentos de The Strongest 1 x 2 Ceará

Com inicio do jogo bem estudado entre as equipes e com poucas chances até os primeiros cinco minutos, o The Strongest teve um escanteio favorável aos 5′ e, após cobrança e rebatida dentro da pequena área, a bola sobrou para o camisa 27 argentino, Luciano Ursino, apenas estufar as redes e inaugurar o marcador.

Após sofrer o gol, o time cearense começou a sair para o jogo e buscar o resultado. Contudo, o confronto ficou mais equilibrado na primeira etapa.

Aos 31′, Lima teve uma boa oportunidade e deu um tapa por cima de Jean, o goleiro do time boliviano, fazendo um lindo gol. Porém, Messias – que deu o passe de cabeça – estava impedido.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Ceará levou uma pressão gigantesca e por pouco não levou o gol. No último lance, o goleiro Vinicius Machado fez uma linda defesa após chute cruzado de Vaca para manter o 1-0 negativo no marcador.

Já na segunda etapa, o confronto foi completamente aberto. O seu início teve total pressão do time mandante, porém, após os 15 minutos iniciais o Vozão conseguiu segurar o ímpeto adversário e equilibrar as ações.

Nos 75′, o Ceará conseguiu o feito que deixa a situação mais confortável para o jogo de volta. O volante Geovane lançou a bola para a área, Ursino – o mesmo que abriu o placar para o The Strongest – desviou e Erick apenas deslocou Jean, para assim, igualar o placar em 1-1.

Quando tudo parecia que a partida de ida iria terminar empatada, Zé Roberto veio e mostrou a força do clube cearense. Nos acréscimos, Nino Paraíba aproveitou o erro defensivo dos bolivianos e tocou para Zé Roberto que finalizou sem chances para Viscarra. Por fim, completando o placar e dando a vitória ao Ceará, na Bolívia, por 2-1. 

Estatísticas 

1º tempo

Com o período completamente equilibrado, os números não foram diferentes. Assim, estas foram as estatísticas da etapa inicial, que terminou favorável aos mandantes, sendo The Strongest 1-0 Ceará.

Chutes (no gol): 10 (4) x (1) 3

Posse de bola: 49% x 51%

Impedimentos: 0 x 2

Escanteios: 3 x 1

partida

Ao término do duelo de ida das oitavas de finais da Sul-Americana, os números se mantiveram a favor do clube boliviano, porém, com o placar favorável aos brasileiros, 2-1.

Chutes (no gol): 23 (8) x (5) 12

Posse de bola: 55% x 45%

Impedimentos: 0 x 2

Escanteios: 8 x 2

De forma invicta, Vozão faz sua melhor campanha na Sul-Americana

Disputando a Copa Sul-Americana pela terceira vez em sua história, o Ceará chega nesta edição de 2022 como uma das surpresas da competição continental e já fez história. Em 2022, a equipe entrou no torneio na fase de grupos – sorteado no grupo H, ao lado de General Caballero-PAR, La Guaíra-VEN e do Rey de Copas, o Independiente-ARG.

Em confrontos de ida e volta, o time nordestino surpreendeu à todos e simplesmente teve a melhor campanha da primeira fase. Se comparar com todas as competições organizadas pela Conmebol, o Ceará é o time, ao lado do Palmeiras, com o melhor restrospecto, são 7 jogos e 7 vitórias.

A primeira participação do clube na Sul-Americana foi em 2011, ano em que parou na segunda fase, após ser derrotado pelo São Paulo, por 4-2 no agregado. A ida foi 2-1, no Castelão, e, na volta, foi derrotado por 3-0. Já a sua segunda participação foi em 2021. Na ocasião, foi eliminado na fase de grupos, em que enfrentou o líder e classificado, Arsenal de Sarandí-ARG, Bolívar e Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Partida de volta

O duelo de volta, diante do The Strongest, acontecerá na próxima quarta-feira (6), às 19h15, no Castelão. Caso a partida termine empatada, o Ceará garante a vaga inédita para as quartas de finais da Sul-Americana.

 

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.