Vini Jr. já superou Neymar como melhor brasileiro na Europa?

Fechando sua melhor temporada pelo Real Madrid com chave de ouro, Vinícius Júnior fez o único gol que decidiu a Champions League. 

Fechando sua melhor temporada pelo Real Madrid com chave de ouro, Vinícius Júnior fez o único gol que decidiu a Champions League

publicidade

Com apenas 21 anos, o atacante foi protagonista diante do Liverpool na vitória por 1 x 0, que deu o 14º título à equipe espanhola. 

Colunistas opinam sobre quem é melhor, Neymar ou Vinícius Júnior

Colunistas opinam sobre quem é melhor, Neymar ou Vinícius Júnior

Vini Jr foi autor do gol que deu o título do Real Madrid na Champions League 2021/22. Foto: Reprodução

Com vários brasileiros em campo na final da Champions, Vinícius Júnior é o que está em maior ascensão. 

publicidade

Devido ao protagonismo e crescimento nas últimas temporadas, fica o questionamento, “Vini Jr. já superou Neymar como melhor brasileiro na Europa?”

Após final da temporada europeia, colunistas falam sobre desempenho de Neymar e Vini Jr.

O portal de esportes do UOL  fez essa pergunta aos seus mais de 10 colunistas. Confira as respostas:

ALICIA KLEIN

“Vinicius Jr teve uma temporada muito melhor. Foi apenas o quinto brasileiro a marcar o gol do título, decisivo, de uma final de Champions. Neymar talvez seja ainda um jogador mais completo, até pela experiência, mas também parece estar na descendente da carreira, enquanto Vini é o puro suco de potencial.”

ANDRÉ ROCHA

“Na temporada esteve muito acima, nem dá para comparar. Mas Neymar, mesmo decadente, segue na sua prateleira de um dos grandes desta geração. Bom lembrar que venceu uma Champions também fazendo gol na final, mas disputando artilharia com CR7 e Messi no auge.”

ANDREI KAMPFF

“Neymar ainda tem mais recursos; Vinícius Jr está num momento melhor, em uma fase fantástica. Os dois serão importantíssimos para o Brasil na Copa.”

BRUNO ANDRADE

“Na temporada, sem sombra de dúvida. Merece, inclusive, ficar entre os três melhores do mundo – Benzema foi o melhor. Agora, numa discussão mais ampla, Neymar ainda é a grande referência do Brasil e aquele que precisa abraçar o protagonismo da seleção na Copa do Mundo.”

DANILO LAVIERI

“Vini Jr. teve uma temporada melhor do que a de Neymar, mas ainda está bem longe do auge que o atacante do PSG já atingiu.”

JUCA KFOURI

“No gramado, sim. Na boate, não.”

JULIO GOMES

“A temporada 21/22 de Vini Jr é a melhor de um brasileiro desde a de Neymar em 14/15, um coadjuvante sensacional (de Benzema em um caso, Messi no outro) é fundamental para a conquista do “doblete”. A diferença é que todos esperavam aquilo de Neymar, enquanto Vini despertou mais dúvidas antes da explosão. Hoje, não há comparação. Vini Jr é o melhor brasileiro na Europa. Mas claro que Neymar ainda é um jogador mais completo – só não tem colocado o talento em prática.”

MENON

“Vinícius foi melhor que Neymar na última temporada. Seu potencial de crescimento é grande. Neymar parece estacionado. Mas, para chegar ao nível técnico de Neymar, Vinícius precisa melhorar.”

MILTON NEVES

“Sim, Vinicius Júnior é o melhor jogador brasileiro em atividade no mundo. Jovem, joga em um time gigantesco – e não em país folclórico da bola -, não se envolve em confusão, querido por companheiros e rivais e prefere ser um atleta a um popstar. Ainda assim, dificilmente alcançará o nível que Neymar atingiu em seu auge.”

RAFAEL REIS

“Já sim. Na atual temporada, não tem nem como comparar o rendimento dos dois. Enquanto Neymar é visto como um jogador decadente, que, a bem da verdade, ninguém quer (o PSG só não vai se livrar dele por falta de interessados), Vinícius Júnior é tratado como um futuro candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo. Na cotação dos “craques do amanhã”, o brasileiro só está atrás de Mbappé e Haaland.”

RENATO MAURÍCIO PRADO

“Vinícius Jr. foi melhor que Neymar nessa última temporada. Mas o craque do PSG ainda é um jogador mais completo. Acho precipitado avaliar que o moleque do Real Madrid chegará ao nível de excelência que Neymar alcançou na carreia.”

RODOLFO RODRIGUES

“Vinícius Júnior foi disparado o melhor brasileiro na temporada 2021/22. Foi o jogador com mais gols (22) entre os clubes das cinco principais ligas da Europa, mais assistências (16), ganhou o Espanhol, fez o gol do título da Champions. Nesta temporada, foi bem melhor que Neymar, fácil. Mas Neymar ainda é muito mais jogador que Vini Jr.”

RODRIGO COUTINHO

“Na atual temporada não há nem disputa entre eles. É claro que só a sequência de Vini Jr no atual nível dará a ele essa condição de forma mais estabelecida, mas o momento é do garoto.”

RODRIGO MATTOS

“Vinicius Jr foi o melhor atacante brasileiro nesta temporada europeia, talvez o melhor contando jogadores de todas as posições. Neymar continua a ser um jogador com mais recursos do que o atacante do Real e, no auge, ainda pode jogar mais. Suas grandes temporadas foram melhores do que a última de Vinicius Jr, que ainda tem potencial de crescimento.”

VITOR GUEDES

“O Vinicius Júnior decidiu a Liga dos Campeões, competição que Neymar foi eliminado sem marcar um mísero gol. Entre Vinícius Junior, o melhor brasileiro e destaque do campeoníssimo Real Madrid, e Neymar, que fez sua pior temporada, há uma lista que inclui Marquinhos, Casemiro, Fabinho e graaaande elenco.”

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire