Copa do Mundo: 5 curiosidades sobre a Taça Jules Rimet

Nesta quinta-feira (12), a Fifa deu início ao tour global da taça da Copa do Mundo. Veja algumas curiosidades sobre o troféu.

Nesta  quinta-feira (12), a Fifa deu início ao tour global da taça da Copa do Mundo, com a meta de passar por 51 países.

publicidade

O destino final do troféu mais desejado pelas seleções será no Catar, sede do torneio mais importante de futebol. 

Taça da Copa do Mundo: conheça algumas curiosidades sobre o troféu 

Copa do Mundo: 5 curiosidades sobre a Taça Jules Rimet

Confira 5 curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo. Foto: Reprodução

Meta das 32 equipes que estão na copa, a taça só pode ser conquistada de quatro em quatro anos, o que aumenta consideravelmente seu “valor” na carreira dos envolvidos e na memória afetiva dos fãs do esporte. 

publicidade

Além da importância, a taça também carrega várias histórias vividas ao longo do anos. Por isso, o Guia do Boleiro separou cinco curiosidades sobre o troféu.

Confira as 5 curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo

  • A taça já foi roubada duas vezes

A cidade de Londres, na Inglaterra, foi palco do primeiro roubo da taça da Copa do Mundo, em 1966. O troféu desapareceu e foi encontrado no mesmo ano, enterrado e enrolado em um jornal. O herói que achou o valioso artigo do futebol, foi um cão chamado Pickles, da raça Collie.

Já o segundo roubo foi em 1983 e aconteceu no Brasil. A taça sumiu da sede da CBF, no Rio Janeiro e segundo histórias, foi derretida e transformada em barras de ouro. Em 1988, a CBF encomendou uma réplica.

  • Existem dois modelos de taças 

A primeira taça é a famosa Jules Rimet conquistada em definitivo pelo Brasil, na Copa de 1970. Antigamente, a seleção que conseguisse ser tricampeã, ficaria com o troféu e como a amarelinha foi a primeira a realizar o feito, teve a honra de ficar com a taça. 

Na edição seguinte, em 1974, foi inaugurada a segunda taça, apelidada de “Troféu da Copa do Mundo FIFA”, projetada pelo italiano Silvio Gazzaniga.

  • As seleções campeãs ficam com uma réplica da taça

Após o lançamento do segundo modelo da taça da Copa do Mundo, as regras foram alteradas e mais nenhuma seleção teria o direito de ficar definitivamente com o troféu. Desde então, os campeões têm o nome gravado no troféu e ficam com uma réplica. 

  • Em 2042 a taça deve mudar

Como dito na curiosidade anterior, o nome das seleções campeãs é gravado na taça e o troféu atual, tem espaço para colocar os nomes até 2038, ou seja mais cinco edições.

  • Você não pode carregar a taça 

As únicas pessoas que podem segurar o troféu, são os campeões mundiais e os chefes de Estado.  

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire