Rogério Ceni rasga elogios a Ederson: “Goleiro mais completo do mundo”

Na Inglaterra desde 2017, Ederson se passou a ser considerado um dos melhores goleiros do mundo e Rogério Ceni rasgou elogios ao brasileiro.

Nascido em Osasco, São Paulo, Ederson Santana de Moraes saiu do Brasil cedo em sua carreira para jogar no Benfica sub-17.

publicidade

Um dos melhores goleiros no futebol mundial começou jogando como lateral esquerdo mas acabou indo para debaixo das traves.

A história de Ederson

Com apelido de ‘Gordo’ quando era criança devido ao sua construção robusta, Ederson começou sua carreira emulando Rogério Ceni cobrando faltas e pênaltis.

publicidade

“Eu tinha esse apelido, mas era bem magrinho. Mas eu amo esse apelido porque me lembra de quando eu era pequeno”, contou Ederson.

Ele começou a carreira no futsal, onde atuava como goleiro linha e chegou a ser vice-artilheiro de competição que ganhou com sua equipe.

Aos 16 anos de idade, Ederson foi para Portugal, onde passou pelas categorias de base do Benfica.

O goleiro ainda jogou pelo GD Ribeirão e Rio Ave antes de voltar ao clube da capital e se destacar na equipe principal em 2015.

Sua estreia no Benfica só veio em 29 de dezembro de 2015. Desde então,  ele disputou 58 partidas pelo clube, saindo 32 destas sem sofrer gols.

Em julho de 2017, após passar sete anos em Portugal, Ederson foi para a Inglaterra, jogar no Manchester City.

Sua transferência custou 40 milhões de euros (250 milhões de reais) ao City.

Leia mais: Champions League: Confira os gols desta quarta-feira (24)
Ederson se refresca em jogo do Manchester City

Ederson entrou na disputa para ser um dos melhores goleiros do mundo. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Estilo de jogo

Para ser goleiro ‘moderno’ no futebol da atualidade não basta fazer defesas. Muitos times gostam de sair jogando com troca de passes desde a defesa, então, precisa que o goleiro trabalhe bem com os pés.

Algo que cai muito bem no estilo de jogo de Ederson. Desde pequeno jogando como goleiro linha, a transição para o futebol que Guardiola gosta de fazer no Manchester City foi quase impecável.

Para Ederson, goleiro do São Paulo aos 16 anos de idade, jogando nas categorias de base, havia um ídolo: Rogério Ceni. E, ao se estabelecer na Inglaterra, para Ceni, ele é o goleiro mais completo do mundo.

“É a posição que mais mudou no futebol e Ederson talvez seja o melhor que você consegue ter em um goleiro hoje em dia, o goleiro mais completo do futebol moderno”, afirmou Rogério Ceni.

Ceni também mencionou como é difícil ser goleiro do Manchester City.

“Quando você joga por um clube como o City, um time que domina a posse de bola de 60% a 75%. Nesse cenário, o goleiro vai ter 50 toques na bola dentro da partida e 40 destes vão ser com a bola nos pés. Se 80, 85, 90% das ações são feitas com os pés, mostra a importância de ter um goleiro que tenha esta habilidade”, disse.

Quando comparado a sua carreira de sucesso no São Paulo, Ceni rasgou elogios a Ederson.

“Eu não acho que ele emulou meus passos, ele me superou”, contou.

 

Igor Fonseca
Escrito por

Igor Fonseca

25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.