Quem são os candidatos ao acesso para a primeira divisão do Brasileirão?

Com a Segundona chegando perto do fim resta saber quem serão os quatro times que irão subir para a elite do Brasileirão.

Com a Segundona chegando perto do fim resta saber quem serão os quatro times que irão subir para a elite do Brasileirão.

publicidade

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro segue a todo vapor, com Botafogo e Coritiba com acesso garantido para a Série A de 2022 e seguem brigando pelo título. Agora só falta definir quem serão os outros dois times que ingressaram na elite do futebol brasileiro.

Vamos conhecer um pouco mais a respeito as equipes candidatas ao acesso a Série A do Brasileirão. Algumas são velhas conhecidas, já outras a muito tempo não dão as caras na Primeira Divisão.

publicidade

Leia Mais: Lewandowski entra na mira de três gigantes da Premier League

Os candidatos ao retorno a elite do Brasileirão

Quais são as chances de acesso de cada equipe

Quais são as chances de acesso de cada equipe (Divulgação)

  • Goiás: O atual terceiro colocado com 61 pontos tem cerca de 86% de chance de classificação para a primeira divisão do Brasileirão. Caso vença o confronto direto com o Guarani na segunda-feira (22), o Esmeraldino fica a um empate do seu retorno para a Elite, sem depender de outros resultados.
  • Guarani: O quarto colocado com 51% de chances de retorno, enfrenta o Goiás nesta segunda-feira. Caso vença o Bugre empata em número de pontos com o Esmeraldino, e só depende de mais uma vitória para conseguir o seu acesso sem depender de resultados.

Goiás e Guarani são as únicas equipes que dependem apenas de si, para retornar a elite do futebol brasileiro. Agora vamos ver algumas outras equipes que dependem de resultados para retornar a elite.

  • Avaí: O quinto colocado com 58 pontos, e cerca de 39% de chances de conseguir o acesso para a elite do Brasileirão. Para conseguir o acesso o Leão terá de vencer suas últimas partidas, e torcer por um empate ou derrota do Guarani na partida entre Guarani e Goiás.
  • CRB: O sexto colocado com 57 pontos e cerca de 14 % de chances de ter o acesso tem um caminho mais difícil. Para conseguir o acesso além de vencer suas últimas partidas terá que torcer contra Avaí e Guarani, para conseguir seu acesso.

Aqui consideramos apenas as equipes com chances reais de acesso. CSA com 56 pontos ainda possui chances de retornar, mas depende de muitos resultados.

Dados site: Departamento de Matemática da UFMG

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.