O “Know-how” para o Newcastle

Será que o Newcastle irá saber administrar sua fortuna e trazer bons resultados? Ou será mais um dos super times sem sucesso.

Será que o Newcastle irá saber administrar sua fortuna e trazer bons resultados?

publicidade

O modesto Newcastle está chamando a atenção desde a sua compra pelo Fundo de Investimento Público Arábia Saúdita. Com poder de comprar ilimitado a partir de agora, o Clube terá apenas como limite o Fair Play financeiro. Mas a pergunta que fica é será que só o dinheiro resolve os problemas relacionados ao futebol.

Tivemos equipes com grandes estruturas, grandes times, bons treinadores que não conseguiram ser campeões. Por outro lado tivemos times pequenos e inexpressivos, que muitas vezes já desbancaram gigantes do futebol, mostrando que algumas vezes o futebol é do acaso não só do dinheiro.

publicidade

O Investimento X situações

A verdade é que não existe uma formula muito certa para o futebol. Apesar dos campeonatos por pontos corridos serem vencidos pela melhor equipe, muitas vezes os torneios mata mata, são os Palcos das surpresas.

Afinal quem não se lembra da Final da temporada 2003/2004 onde tivemos a final entre Porto X Monâco. Ou o caso mais recente do RB Leipzig, que chegou até as semifinais da Champions da temporada 2019/2020; Apesar de ser um time de investidores, seu elenco é muito aquém dos fortes elencos de Bayern de Munique e PSG que foram os finalistas.

O maior exemplo de super times que não renderam o esperado são os Galácticos que entre 2003 a 2006 não faturaram nenhum título. O time que contava com Casillas, Roberto Carlos, Luís Figo, Ronaldo, David Beckham, Zidane e Raúl, foi considerado por muitos a melhor equipe do mundo, mas não conseguiram faturar nenhum título entre as temporadas 2003/2004 á temporada 2006/2007 passaram em branco.

Um caso que foi um ponto fora da curva pode ser encontrado no próprio território Inglês se trata do Leicister na temporada2015/2016. Mesmo sem grandes investimentos e jogadores badalados, o clube conseguiu ser campeão da Premier League e até os dias de hoje tem um dos times mais respeitados da Europa.

Ou seja, nem sempre tudo que reluz é ouro, e as veze da lama pode se tirar o barro, o futebol é feito muito mais do que dinheiro. E mais vale ter um punhado de jogadores que compreendem o clube e tem identidade com a comunidade do que trazer jogadores que venham a passeio. É preciso lembrar que o Newcastle é um clube do interior e isso pode dizer muito sobre ele.

O clube também contará nesse primeiro momento com muita desconfiança, não serão todos os jogadores que irão optar por embarcar em uma aposta, ao invés de ir para um clube mais seguro, como Real Madrid ou até mesmo Chelsea e Manchester City. O Newcastle ainda é uma aposta e precisa encarar essa realidade.

Os exemplos para o Newcastle

Como dissemos neste primeiro momento é  preciso pensar em jogadores e treinadores intermediários ou em ascensão ou declínio. Porque além do valor, são profissionais que estarão mais abertos as condições que o clube poderá oferecer. Pois nos próximos anos a Champions League talvez seja um sonho alto.

Entretanto, o clube deve buscar fortalecer sua marca dentro do futebol inglês, buscando fugir do rebaixamento e terminando na parte superior da tabela. As competições internacionais talvez nessas duas primeiras temporadas possam não vir e nesse caso como manter um jogador com Mbappé ou até mesmo Cristiano Ronaldo que pretende deixar o Manchester caso o time não melhore de posição.

Para o clube resta se mirar nos exemplos de Chelsea e PSG, que tiveram o apoio de um investidor e cresceram aos poucos. O PSG teve sua compra concretizada pelo grupo QSI do Catar por volta de 2011, e só teve sua primeira final de Champions League em 2020. Ou até mesmo o Chelsea que depois da compra do clube em 2003 e quatro anos mais tarde chegou a sua primeira final de Champions League; E hoje já conquistou o torneio duas vezes além de mais duas Liga Europa.

Entretanto, as duas equipes já tinham um nome dentro de suas respectivas competições. Antes de sua equipe o Chelsea já havia sido campeão Inglês e era tricampeão da Copa da inglaterra. Enquanto o PSG era bicampeão da Ligue 1 e da era 7 vezes campeão da Copa da França. As duas equipes são times que tinham alguns títulos e até reconhecimento; Mas no momento da compra estavam em baixa.

O Newcastle terá praticamente que começar do zero, de um clube que é considerado um “ioio” do futebol inglês. Talvez ele terá que esperar algum tempo para conseguir de fato se estabilizar. Mas principalmente, ter consciência de que nem só o dinheiro garantirá uma boa campanha.

Leia Mais: Newcastle prepara oferta de 80 milhões de euros por atacante colombiano

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.