Futebol: Quando as estatísticas mentem sobre os fatos

Atualmente o Instituto IFFHS, indicou Renato Gaúcho, Abel e Gabigol são os representantes do Futebol Brasileiro aos melhores do mundo.

Atualmente o Instituto IFFHS, indicou Renato Gaúcho, Abel e Gabigol são os representantes do futebol brasileiros como os melhores do mundo mas será que eles mereciam está nesta lista?

publicidade

Hoje vamos analisar o quanto as estatísticas podem enganar a respeito de um dado ou um fato. Nem sempre a equipe mais bem posicionada é a melhor, nem sempre o jogador artilheiro é um craque, afinal o futebol envolve uma série de fatores que vão muito além dos dados. E isso pode ser muito útil.

Mas como nós vamos ver, nem sempre os dados são tão aliados do Futebol, e algumas vezes eles podem ser mais traiçoeiros do que muita gente pensa. Por isso não é possível definir o melhor jogador ou melhor equipe apenas pelos seus números.

publicidade

As estatísticas e o Futebol

As estatísticas nos ajudam a compreender o futebol como um todo, elas podem ser úteis para nos ajudar a entender como determinado time ou jogador gostam de jogar. Mas elas não são tudo para o futebol; Afinal nem sempre o time que tem mais posse de bola é o melhor, nem sempre o artilheiro é o mais habilidoso.

A posse bola muitas vezes pode significar um jogo amarrado, um time que tem muita posse, geralmente gosta de trabalhar muito bem as jogadas através de passes. Mas isso, nem sempre significa que um time vai conseguir aplicar tudo em campo; E nem sempre a posse ou um número grande de finalizações acabam em gol. Ou seja mais posse e mais finalizações nem sempre apontam o melhor time.

Da mesma forma como o jogador que marca o gol, pode ser por estar bem posicionado, chutar e cabecear bem. Entretanto, o jogador pode não ter um bom passe, um físico fraco, não ter uma boa regularidade em campo marcando muitos gols em poucos jogos e passando apagado em outros. Assim, nem sempre o artilheiro é o melhor jogador.

Um dado que pode comprovar o que digo é que no ano 2021 o Santos está na parte debaixo da tabela brigando contra o rebaixamento; Entretanto é a quarta equipe com mais posse de bola no Brasileirão tendo ao todo 56,8% de posse; Outra equipe que aparece na sexta colocação é o Grêmio que está na vice lanterna.

Outro dado interessante que chama bastante a atenção no Brasileirão de 2021 é o fato de o Santos ser o terceiro time com mais finalizações para fora sendo 151 ao todo; E o Bahia que também está na parte inferior da tabela ser o segundo time com mais bolas na trave ao todo 11.

Leia Mais: As Lições que podemos aprender com o Botafogo

Ou seja como podemos ver as estatísticas nem sempre apontam quem está no topo da tabela. Pois, ela não mostra quem é melhor e sim quem joga mais, quem tem mais oportunidade, quem tem oportunidade, quem marca, e isso não depende da posição. As estatísticas nos ajudam a enxergar o jogo de outra forma, buscando entender como cada equipe funciona.

Como por exemplo Flamengo e Atlético Mineiro são respectivamente os times com mais posse de bola. E o Flamengo é até o momento a equipe com mais gols no campeonato, tendo a maior parte destes gols de fora dentro da área; Enquanto o Atlético vem logo atrás e é empatado com o Bahia a segunda equipe com mais finalizações na trave.

O que significa que as equipes buscam ter mais a bola e tentam ter uma finalização mais precisa. Quem muitas vezes entram no gol e algumas vezes param na trave. Isso nos conseguimos observar graças as estatísticas.

Ou seja como podemos observar as estatísticas no geral nos ajudam a enxergar o jogo como ele é jogado. Entretanto, ela não é sinônimo de qualidade, por isso é muito complexo avaliar o desempenho de um clube ou um jogador apenas por seus desempenhos analisados pelas estatísticas.

E quantos aos jogadores vale lembrar de alguns artilheiros das últimas edições Diego Souza (Sport), Willian Pottker (Ponte Preta) com 14 gols em 2016; Henrique Dourado (Fluminense) com 18 gols em 2017. Embora muitas vezes as artilharias sejam dominadas por craques, nem sempre isso acontece.

O que nos dá também uma noção de que melhor marcador nem sempre é melhor jogador, e uma coisa não significa a outra. O melhor jogador é definido por uma série de fatores que as estatísticas não conseguem enxergar.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.