Brasileirão: De quantos pontos cada time precisa para não cair

Vamos mostrar para você quanto cada time que está na Zona de Rebaixamento do Brasileirão precisa para não cair para a segunda divisão.

Vamos mostrar para você quanto cada time que está na Zona de Rebaixamento do Brasileirão precisa para escapar do risco de queda para a segunda divisão.

publicidade

Com o campeonato Brasileiro na reta final já começam as contas para saber quanto cada time precisa exatamente para escapar do rebaixamento. E nós vamos ajudar nesta tarefa de calcular quanto cada equipe que está dentro ou próximo da Zona de Rebaixamento precisa para não cair para a série B.

Segundo alguns estudiosos, a pontuação necessária para escapar do rebaixamento do rebaixamento é de 43 pontos. Por isso, vamos descartar todos aqueles times que tem mais de 35 pontos e vamos focar somente nas equipes da zona de rebaixamento ou com a pontuação próxima.

publicidade

A matemática do Brasileirão

As contas para evitar o rebaixamento

As contas para evitar o rebaixamento (Divulgação/Aposta Mais Brasil)

  • Chapecoense: começando pelo lanterna do campeonato a Chape atualmente tem 13 pontos, e ainda tem 9 partidas pela frente; E mesmo que vença as nove partidas, a Chape irá chegar aos 40 pontos, o que faz dela praticamente rebaixada. A equipe atualmente está a 20 pontos do Bahia primeira equipe de fora da zona de rebaixamento. Portanto, podemos considerara a Chapecoense a primeira equipe rebaixada do Brasileirão.
  • Grêmio: O Tricolor Gaúcho, tem 26 pontos está na vice lanterna, a 7 pontos do Bahia primeira equipe fora da Zona de Rebaixamento. O Tricolor tem pela frente 9 jogos e precisa de pelo menos de seis vitórias para alcançar os 43 pontos; Ou então precisará de uma combinação de resultados como 4 vitórias e 5 empates ou 5 vitórias, 3 empates. Mas perder não é uma boa opção para o Imortal.
  • Juventude: Entrando nas equipes com 30 pontos a matemática fica mais simples. Isso porque essas equipes estão mais próximas dos 43 pontos e basicamente dependem apenas de si. No caso do Juventude na 18ª posição, o time necessita basicamente de 4 vitórias e um empate, para alcançar aos 43 pontos. Mas esses números podem mudar e pode ser por exemplo; 3 vitórias e 4 empate ou 5 vitórias.
  • Sport: Também com 30 pontos e oito jogos a ser disputado, a conta para o Leão é bem parecida com a do Juventude. Na 17ª posição, a equipe precisa de cinco vitórias ou um esquema de 4 vitórias e um empate pode salvar a equipe da degola.

Leia Mais: Grêmio perderá presença de público em seus próximos jogos

  • Bahia: Com 33 pontos a primeira equipe de fora da zona de rebaixamento, está na 16ª posição, a dez pontos da pontuação necessária para se manter na elite do Brasileirão. A equipe precisa de algo em torno de três vitórias e um empate para chegar aos 43 pontos; Entretanto, esses números podem ser algo como duas vitórias e três empates.
  • Santos, Athlético-PR e Ceará: Santos e Athlético possuem 35 pontos, enquanto Ceará possui 36. As três equipes precisam praticamente de 3 vitórias para ultrapassar os 43 pontos e se garantirem na Elite do Brasileirão.

Só lembrando que as equipes acima de 37 pontos necessitam apenas de 2 vitórias e já não tem mais tantas chances de serem rebaixadas. Assim, a pontuação referente a 43 pontos pode não ser o suficiente para salvar do rebaixamento; Tudo irá depender de como o Campeonato irá transcorrer nas próximas rodadas.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.