Será que é o momento de pedir a saída de Renato Gaúcho

As derrotas em seguidas fizeram com que o ambiente interno no Flamengo se tornasse caótico, com Renato Gaúcho colocando o cargo a disposição.

As derrotas em seguidas fizeram com que o ambiente interno no Flamengo se tornasse caótico, com Renato Gaúcho colocando o cargo a disposição.

publicidade

Após a Lua de Mel de Renato Gaúcho com o Flamengo, a primeira crise está fazendo o castelo de Renato ruir e seu reinado ficar ameaçado. Se antes o treinador era o nome para o lugar de Rogério Ceni, hoje é difícil olhar no Mercado e conseguir encontrar quem possa substituir o treinador no comando do Rubro Negro.

Portalupi é refém de velhos problemas do Flamengo e vícios comuns dos treinadores Brasileiros. O Flamengo sofre muitos gols pelo jogo aéreo, e as vezes é pego de surpresa nos contra-ataques. Outro problema frequente com o Rubro Negro é a falta de Repertório tático do treinador que faz com que o Flamengo sempre jogue de uma forma parecida e prevísivel.

publicidade

Apesar de todos os problemas, será que é o momento de Renato Gaúcho deixar a equipe? Será que existem opções para o que o Flamengo quer?

Será que a saída é a melhor opção?

É preciso lembrar que falta pouco menos de um mês para a final da Libertadores, e a escolha de um novo treinador pode ser um tiro no escuro. Isso porque ele pode ser Bom ou ruim, fazer com que a equipe ande para frente ou para trás. E principalmente, ele pode ter um estilo de jogo que vá contra ao do treinador atual.

Vale lembrar das diferenças entre Domenec Torrent e Jorge Jesus, mesmo com um tempo considerável entre para treinar a equipe até o começo do Brasileirão, ele demorou a fazer o time engatar. O Flamengo só foi vencer na terceira rodada do campeonato, tendo perdido na estreia jogando em casa por 1 a 0 para o Atlético Mineiro e por 3 a 0 para o Atlético Goianiense.

O que gerou uma grande reclamação por parte da torcida que não via no time a intensidade dos tempos de Jorge Jesus. O time teve uma enorme queda de rendimento que para muitos só foi recuperada com a chegada de Renato Gaúcho. O que mostra um grande perigo na troca de treinador, a mentalidade da forma de jogar e como a equipe irá se adequar a nova filosofia.

O novo comandante terá de recuperar todo uma equipe e encontrar uma forma de jogar, além de desenvolver um repertório para cada situação. Para que a equipe não caia nos mesmos erros e desenvolva apenas uma forma de jogar. Entretanto, isso tudo fica muito mais fácil quando você conhece uma equipe, e tem diversos jogos e treinos para desenvolver suas ideias.

Leia mais: Flamengo de Jorge Jesus e Renato Gaúcho possuem os mesmos erros

No entanto agora o treinador que pegar a equipe será nada mais do que um bombeiro ou até mesmo um brigadista, tentando conter um incêndio nos bastidores do Flamengo. E também revitalizar a equipe tentando dar um gás no brasileiro e na Libertadores da América. Podendo dar certo ou não.

Portanto, vale alertar que as vezes a troca pode não ser a melhor escolha, por tudo que nós comentamos, e por talvez não haver tantas opções no mercado que possam assumir o cargo para o Flamengo. Por isso, o melhor a ser feito é contornar a crise com Renato Gaúcho e o mesmo buscar se reinventar.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.