Os erros de arbitragem que mudaram o curso da história

Vamos relembrar alguns erros de arbitragem que custaram muito caro e poderiam ter mudado a história do futebol brasileiro e mundial.

Vamos relembrar alguns erros de arbitragem que custaram muito caro e poderiam ter mudado a história do futebol.

publicidade

Neste final de semana tivemos muita reclamação a respeito da arbitragem em especial Flamengo e Atlético-MG se sentiram lesados em seus respectivos jogos. Mas nem sempre foi assim e até pouco tempo atrás os erros por parte dos árbitros eram pautas muito mais extensas nas mesas redondas.

Assim hoje vamos comentar a respeito de cinco erros de arbitragem que mudaram o curso da história do Futebol Mundial e Brasileira. E tem questionamentos para todos os gostos e análises.

publicidade

Inglaterra X Alemanha – Copa do Mundo 1966 – Foi gol ou não?

Um dos lances mais lembrados quando se trata em erros de arbitragem, foi o polêmico gol de George Hurst. Até hoje ainda se discute se a bola entrou ou não, hoje em dia com as tecnologias de análise, já foi comprovado que a bola realmente entrou, sendo esses um dos erros de arbitragem que com certeza mais interferiram na história.

Entretanto é preciso lembrar que o jogo terminou 4 a 2 para a Inglaterra não sendo essa uma ocasião que a decisão do arbitro teria causado uma real interferência no resultado. Mas vale ressaltar que o gol polemico aconteceu no momento em que o jogo estava empatado em 2 a 2, assim, sempre ficará a pergunta a respeito se esse gol não tivesse acontecido como seria a história.

Brasil X Suécia – Copa do Mundo de 1978 – Escanteio e fim de jogo

Agora uma situação que ocorreu durante a primeira fase da Copa do Mundo de 1978. Na partida entre Brasil X Suécia, a parida estava empatada por 1 a 1, quando o Brasil tinha um escanteio para cobrar. Nelinho achou Zico dentro da área que marcou o gol da vitória. Porém enquanto a bola viajava para a grande área o arbitro Clive Thomas apitou final da partida que terminou empatada em 1 a 1.

Apesar de não ser um erro, pois para finalizar uma partida basta o arbitro querer, é preciso ter bom senso. E também vale ressaltar que durante a Copa do Mundo da Argentina, muitas coisas aconteceram e não foram bem explicadas até hoje.

Bangu X Coritiba – Campeonato Brasileiro 1985 – O impedimento misterioso

Ele está presente em quase todos os lances de gol, o impedimento é uma regra que divide opiniões, e já foi decisivo. Entretanto esse pode ser um bom exemplo de campeonato decidido por um impedimento mal marcado. Na final do Campeonato Brasileiro de 1985.

Bangu X Coritiba decidiam o título do Campeonato, quando no segundo tempo Marinho fez o gol que daria o título ao Bangu, o bandeirinha já estava indo para o centro de campo quando árbitro do jogo marcou por conta própria impedimento. Embora esse lance divida opiniões até os dias de hoje se houve ou não o impedimento, talvez essa decisão possa ter mudado o curso da história da elite do futebol brasileiro

Este jogo está na nossa lista pois além de ser uma final de Campeonato Brasileiro, talvez se o  resultado fosse diferente, Bangu e Coritiba talvez estivessem em patamares diferentes. O Coxa mesmo com idas e vindas entre a série A e a Série B, ainda sim consegue se manter na elite, e após a conquista do Brasileiro, teve seus bons momentos como as finais da Copa do Brasil em 2011 e 2012. Já o Bangu depois da Final, apenas sobreviveu mais alguns anos na elite do futebol brasileiro e entrou em decadência. Agora tire suas conclusões se houve ou não impedimento no lance.

Argentina X Inglaterra – Copa do Mundo 1986 – A mão de Maradona

Esse é um lance que não precisa nem de muito comentário, afinal todos já conhecem a famosa mão de Maradona que deu a Argentina vaga nas semifinais da Copa do Mundo. Talvez se fosse hoje em dia Maradona poderia até pegar alguns jogos de suspensão mesmo sem ser expulso, mas em 1986, eram outros tempos. Confira um dos erros de arbitragem mais folclóricos.

Mas notem que esse gol visto de forma rápida não é tão claro que houve o toque de mão, assim o arbitro não deve ser tão culpado.

Corinthians X Inter – Campeonato Brasileiro 2005 – Foi pênalti ou não

O ano de 2005 muito complicado para o Futebol Brasileiro, primeiro ocorreu o escândalo da máfia do apito que fizeram diversos jogos serem remarcados. E nas últimas rodadas do campeonato mais polêmica, em uma dividida entre Tinga do Inter e Fabio Costa do Corinthians, o goleiro do timão teria chegado de sola e feito pênalti, não marcado. Essa polêmica gerou uma rivalidade entre as equipes que existe até os dias de hoje.

A partida terminaria empatada em 1 a 1, resultado que favoreceu o Corinthians que já estava na liderança e se sagrou campeão. Mas caso tivesse sido marcado a história poderia ser bem diferente. Ah e um detalhe, o Tinga ainda recebeu o segundo amarelo por simulação e foi expulso.

Leia Mais: “Cristiano Ronaldo nem está entre os 5 melhores da história”, afirma ex-Real Madrid

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.