Newcastle se torna o clube mais rico do mundo; Entenda

O Newcastle United se torna um dos clubes mais ricos do mundo após ser comprado por Governador de fundos da Arábia Saudita, Yasir Al-Rumayyan.

 Uma das transações mais caras da história do futebol aconteceu na tarde desta quinta-feira(07). O Newcastle United se torna um dos clubes mais ricos do mundo. O clube inglês agora vai ser comandado pelo Governador do Fundo de Investimento Público, o fundo de riqueza soberana do Reino da Arábia Saudita, Yasir Al-Rumayyan. Estima-se que o valor da transação para compra do clube foi de 300 milhões de libras (2 bilhões de reais).

publicidade

O processo de compra

Os rumores esquentaram essa semana quando um jornalista inglês da Sky Sports anunciou avanços nas negociações, que dependiam de direitos de TV a serem resolvidos entre Arábia Saudita e Catar, visto que a empresa beIN Sports, site de streaming catariano, possui direitos de transmissão da Premier League. Uma vez que esse obstáculo foi ultrapassado pela suspensão do banimento da beIN Sports na Arábia Saudita, a negociação pôde ser concluída.

Na parte da tarde, então, a Premier League anunciou a conclusão das negociações entre o dono anterior, Mike Ashley, e o Governo da Arábia Saudita.

publicidade

As controvérsias da compra

As negociações geraram muitas repercussões controvérsias no mundo do futebol. A compra por parte do Governo da Arábia Saudita foi alvo de críticas, inclusive da Anistia Internacional. O estado foi acusado de abuso dos direitos humanos, um dos fatores para a Anistia Internacional ser contra o negócio.

“Em vez de deixar esses envolvidos em violações graves de direitos humanos entrarem no futebol inglês simplesmente porque eles tem grandes fundos, nós insistimos que a Premier League mude o teste de seus proprietários e diretores para tratar de questões de direitos humanos “, afirmou Sacha Deshmukh, Chefe executivo da Anistia Internacional.

Apesar disso, a transação foi completa e gerou muitas discussões no Twitter. Repórter e correspondente da ESPN na Inglaterra, João Castelo Branco, criou um fio no Twitter explicando as implicações das violações de direitos humanos que os novos donos do Newcastle estão envolvidos. 

Torcedores do Newcastle em êxtase

Enquanto o mundo do futebol se posicionou contra, os torcedores do Newcastle ficaram muito feliz com a venda do clube. Isso porque durante o comando de Mike Ashley, os magpies viveram dos piores anos de sua longa vida. O clube do norte da Inglaterra foi campeão 4 vezes da primeira divisão inglesa e sempre disputava pelas primeiras posições até a chegada de Mike Ashley. Em 2015/16, o Newcastle foi rebaixado e voltou para a Premier League na temporada seguinte. Mas a falta de investimento sempre foi uma reclamação para os torcedores que queriam donos com mais ambição. E parece que os novos donos tem grandes planos para o clube.

Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos os novos proprietários do Newcastle United, um dos clubes mais famosos do futebol inglês. Nossa ambição está alinhada com os fãs – criar uma equipe de sucesso consistente que compete regularmente por grandes troféus e gera orgulho em todo o mundo”, afirmou Yasir Al-Rumayyan em declaração oficial.

A alergia da torcida não se dá apenas por não lidar mais com Mike Ashley, estima-se que a fortuna do novo dono do Newcastle ultrapassa a casa dos 434 bilhões de dólares (R$2.38 trilhões), 10 vezes mais rico que o dono do Manchester City.

Leia Mais: Com dois gols de Cristiano Ronaldo, Manchester United goleia Newcastle

 

Igor Fonseca
Escrito por

Igor Fonseca

25 anos; Jornalista; Viciado em futebol e games; Passei por Torcedorescom e Vavel Brasil.