Dia Mundial do Professor: 5 treinadores mais queridos pelas torcidas

Vamos relembrar alguns dos treinadores (professor) brasileiros com passagens marcantes e vitoriosas por alguns clubes e/ou seleções.

Vamos relembrar alguns dos treinadores (professores) com passagens marcantes por alguns clubes ou seleções.

publicidade

Nesta terça-feira, 5 de outubro se celebra o dia mundial do professor fundamental. E no futebol, uma figura bastante associada aos mestres são os treinadores. Tanto que é bastante comum ver os jogadores se referirem aos treinadores desta, forma.

Então, vamos relembrar alguns treinadores bastante queridos por algumas torcidas. Os 5 professores mais respeitados do Futebol Brasileiro.

publicidade

Os 5 treinadores mais respeitados do futebol

Vanderlei Luxemburgo um dos treinadores mais vitoriosos do Brasil

Vanderlei Luxemburgo um dos treinadores mais vitoriosos do Brasil (Divulgação/Agência EBC)

1 – Zagallo: Talvez um dos treinadores mais folclóricos do futebol brasileiro. Zagallo foi simplesmente responsável pela conquista de quatro copas do Mundo, seja como jogador ou como treinador.

O velho lobo ainda soma passagens pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, sendo muito querido por todas as torcidas. Mas em especial no Flamengo onde começou como jogador e no Botafogo seu primeiro time como treinador. Zagallo com certeza um dos técnicos mais celebrados até hoje.

2 – Telê Santana: Se o Zagallo é o primeiro talvez Telê Santana seja o segundo treinador mais lembrado da história. Isso porque o professor Telê, tem em seu currículo uma das seleções mais lembradas de todos os tempos que é a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982.

Com certeza o Trabalho mais lembrado da carreira de Telê foi a conquista do bicampeonato da Libertadores e do mundial com São Paulo. E até hoje o treinador é bastante lembrado e celebrado no clube por seus feitos com o tricolor.

Veja mais: Queda do Instagram, Whatsapp e Facebook gera chuva de memes

3 – Vanderlei Luxemburgo: O Professor Luxa talvez tenha sido um dos primeiros a terem esta alcunha. Com certeza Luxemburgo foi um dos maiores treinadores dos anos 90 e início dos anos 2000. Com passagens marcantes por Bragantino, Corinthians, Seleção Brasileira, Cruzeiro e até Real Madrid.

Mas o trabalho mais notável de Vanderlei pode ser o Palmeiras. Isso porque o treinador participou da fase mais vitóriosa da equipe a conhecida Era Parmalat onde o Palmeiras conquistou diversos títulos do início ao final dos anos 90.

4 – Felipão: Apesar de atualmente ser muito associado ao rebaixamento com o Palmeiras e ao 7 a 1. Felipão tem trabalhos bastantes notáveis com Grêmio, Palmeiras e até mesmo com a Seleção.

A conquista do Penta campeonato, veio em um momento em que a seleção era muito questionada, e isso fez com  que o treinador fosse visto com bons olhos. Assim chegando a treinar a Seleção de Portugal e o Chelsea.

5 – Joel Santana: Com certeza o professor mais querido por onde passou, Joel Santana nos anos 2000, teve muita fama de tirar equipes da zona de rebaixamento e de situações complicadas.

No extenso currículo de Joel com certeza suas passagens mais marcantes foram por Flamengo e Vasco. No Cruzmaltino Joel dentre outras conquistas, ajudou o clube a retornar a elite em 2014. E no Flamengo evitou o rebaixamento em 2005 e 2007, neste último ano terminando o campeonato em 3º lugar.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.