Três títulos para começar a conhecer a história do Peñarol

Nesta terça-feira (28) o Peñarol completou 130 anos, vamos conhecer um pouco mais de sua gloriosa história.

Nesta terça-feira (28) o Peñarol completou 130 anos, vamos conhecer um pouco mais de sua gloriosa história.

publicidade

O Futebol Sul-Americano tradicionalmente é dominado por Brasil e Argentina, basta ver sua presença em finais de Libertadores. Mas o Peñarol é a prova de que o Uruguai também é referencia na América do Sul. E nesta última terça um dos times mais tradicionais da América completou 130 anos.

Repleto de títulos e uma das equipes mais tradicionais da América, esta noite o Aurinegros tentaram um título inédito até então. Isso porque esta é a primeira vez que a equipe está na semifinal da Copa Sul-Americana, que é um título Inédito. Caso consiga reverter a vantagem do Athlético-PR no jogo de ida, o Peñarol pode conquistar mais um grande título para sua galeria.

publicidade

Mas vamos conhecer um pouco mais a respeito do Peñarol relembrando alguns de seus títulos.

As três grandes conquistas da história do Peñarol

Peñarol nos anos 60

Peñarol nos anos 60 (Divulgação/UOL)

1 – Campeonato Uruguaio 1900

O Peñarol venceu simplesmente a primeira edição do Campeonato Uruguaio. Ainda em sua fase amadora. Neste formato o campeonato era disputado como um quadrangular em turno e returno, todos contra todos.

Os participantes eram Albion, Uruguay Athletic, Deutscher e o Central Uruguay Railway Cricket Club, que mais tarde viria mudar seu nome para Peñarol. No total o CURCC em seis partidas conquistou seis vitórias, e se sagrou campeão Invicto.

Veja Também: Athlético-PR um gigante pouco lembrado

2 – Copa Libertadores da América 1960

Além do pioneirismo no Futebol Uruguaio, o Peñarol também foi o primeiro conquistador da América do Sul também foi o Aurinegro do Uruguai.

Em um formato bem diferente do atual, O Peñarol conquistou enfrentando o Jorge Wilstermann-BOL, vencendo o jogo de ida por 7 a 1 e empatando o jogo de volta por 1 a 1; Enfrentou o San Lorenzo-ARG após dois empates, por 1 a 1 e 0 a 0, no jogo de desempate a equipe uruguaia avançou após a vitória por 2 a 1.

Na Final contra o Olímpia os “Carboneros” venceram na ida por 1 a 0, e na volta o empate por 1 a 1 garantiu o primeiro título da América para o Uruguai.

3 – Copa Intercontinental 1966

O último título mais relevante fica por conta da Copa Intercontinental de 1966. Isso porque a final contra o Real Madrid, foi dominada pelos Uruguaios.

Neste formato a competição era disputada em dois jogos, de ida na América e de volta na Europa. No primeiro jogo o Peñarol venceu 2 a 0, e no segundo jogo o placar se repetiu, e assim o time Uruguaio se sagrou bicampeão do Mundo.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.