O Futebol precisa apenas do investimento para obter resultados?

Flamengo X Palmeiras irão decidir o título da Libertadores da América, mas a pergunta que fica é "Será que o futebol é só investimento?".

Flamengo X Palmeiras irão decidir o título da Libertadores da América, mas a pergunta que fica é a seguinte “Será que o futebol é só investimento?”

publicidade

A final desta edição da Copa Libertadores da América reunirá os dois maiores investimentos da competição. Flamengo X Palmeiras são os dois maiores investimentos da América nos últimos tempos e são os dois últimos campeões da competição. Com isso fica a pergunta, “será que o futebol é só investimento?”

Apesar de não ser uma pergunta muito fácil, a resposta pode ser sim e não. O futebol é a imprevisibilidade. A crescente de uma equipe em uma determindad campanha, dentre outras coisas além das cifras.

publicidade

Se o futebol fosse apenas elenco, tanto a Libertadores quanto Liga Campeões estariam sujeitos a um mesmo campeão por mais de uma vez. Quantas equipes menores que crescem ao longo dos campeonatos e fazem grandes campanhas. Ou grandes times que não rendem o esperado.

Veja também: Champions League: confira como foram os jogos que fecharam a rodada

Barcelona de Guayaquil tem orçamento pequeno mas conseguiu feito grande

Barcelona de Guayaquil tem orçamento pequeno mas conseguiu feito grande (Divulgação/Uol)

Nesta edição tivemos o Barcelona de Guayaquil que contrariando a lógica dos altos investimentos conseguiu chegar as semifinais da Libertadores. Na Champions League, na última edição quem chegou nas semifinais foi o RB Leipzig. Que apesar do apoio do Red Bull é um time de fora do circuito Europeu e com investimento menor  em relação aos seus adversários.

Inclusive nos últimos 30 anos a Champions apenas teve uma equipe que foi tricampeã (Real Madrid, 2014/15, 2015/16, 2016/17). Já na Libertadores a história é bem diferente a última equipe que conseguiu o bicampeonato foi o Boca Juniors em 2000 e 2001. Isso tudo mostra o quanto as competições são qualificadas e estão sujeitas a imprevisibilidade.

Portanto, o investimento pode ser 60% do caminho e os outros 40% são fatores inexplicáveis, e o futebol é 100%. Por isso, muitas vezes grandes equipes podem acabar caindo ou pequenas equipes subindo. Afinal o futebol assim como todo esporte conta com o fator do imprevisivel.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.