Cinco confrontos decididos pelo gol fora de casa

A regra hoje em dia foi abolida em boa parte das competições no mundo, entretanto, na Libertadores o gol fora ainda faz suas últimas vitimas.

A regra hoje em dia foi abolida em boa parte das competições no mundo, entretanto, na Libertadores o gol fora de casa ainda faz suas últimas vitimas.

publicidade

Nesta terça-feira tivemos no confronto final entre Palmeiras X Grêmio, o Verdão acabou levando a melhor graças ao gol fora de casa. Com o empate no jogo de ida na Allianz Arena por 0 a 0; E no jogo de volta por 1 a 1 no Mineirão o Palmeiras vai para sua segunda final consecutiva.

A Regra do gol fora já foi decisiva para muitos campeonatos. Por isso, vamos relembrar algumas vezes em que este regulamento foi decisivo.

publicidade

Cinco vezes em que o gol fora decidiu uma competição

1 – Mônaco X Real Madrid – Quartas de Final – Liga dos campeões 2004

Para aqueles que pensavam que a partida entre Real Madrid X Sheriff fosse a maior zebra da Champions, vocês estão muito enganados. Esta parida válida pelas Quartas de Final da Liga dos Campeões, conseguiu ser muito pior.

Na temporada 2003/2004 os Galaticos viviam seu auge pelo Real Madrid e nas quartas o Mônaco era visto como um alvo fácil. Quando no jogo de Ida no Santiago Bernabeu o Real venceu por 4 a 2, com gols de Iván Helguera 53, Zinedine Zidane 70, Luís Figo 77, Ronaldo 81 para o Real;  Sébastien Squillaci 43, Fernando Morientes 83 para o  Mônaco. Muitos pensavam que o confronto  já estaria liquidado.

Entretanto no jogo de volta a situação foi bem diferente de virada, o Mônaco vence por 3 a 1, com gols de Ludovic Giuly 45 66, Fernando Morientes 48 para o Monâco; e Raúl González 36 Para o Real. O Mônaco  e garante a vitória pelo gol fora de casa

2 – Grêmio X Santos – Semifinal Libertadores da América – 2007

O Confronto entre Santos X Grêmio poderia colocar o Santos de volta a uma final de Libertadores após 4 anos e o Grêmio após 12 anos. No jogo de Ida o Grêmio venceu por 2 a 0 no Olímpico, com gols de Tcheco e Carlos Eduardo

Entretanto no jogo de volta o Santos venceu por 3 a 1 em casa com gols de Renatinho e Zé Roberto para o Santos; E Diego Souza para o Grêmio. Mas o gol fora causou a eliminação do Peixe.

3 – Sport X Corinthians – Final Copa do Brasil 2008

Uma das finais mais eletrizantes com certeza foram Sport X Corinthians. O Timão estava na série B pela primeira vez e buscava se recuperar, enquanto o Sport chegava pela primeira vez a final.

No jogo de Ida o Timão venceu por 3 a 1 com gols de Dentinho, Herrera e Acosta e Enílton para o Sport. No jogo de volta o Sport venceu por 2 a 0 com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique. O Resultado foi o suficiente para o Sport ser o primeiro nordestino campeão da Copa do Brasil.

4 – Internacional X São Paulo – Semifinais Libertadores da América 2010

São Paulo X Internacional começaram a nutrir uma rivalidade ainda maior a partir da final de 2006. Em 2010 era a chance de o Tricolor Paulista conseguir ao devolver a derrota. Entretanto, no primeiro jogo o Inter saiu na frente e venceu por 1 a 0 gol de Giuliano.

No jogo de volta o São Paulo precisava de dois gols de diferença para avançar para a final. Mas foi o Inter quem novamente iria para a Final, o São Paulo fez sua parte venceu por 2 a 1 com gols de Alex Silva e Ricardo Oliveira; Alecsandro fez o gol que garantiu a classificação do Colorado.

 5 – Atlético de Madrid Europa League 2009/2010

Esse é um caso bastante peculiar, pois se trata de um time que práticamente foi campeão graças ao gol fora de casa. O Atlético de Madrid desde as oitavas de final garantiu suas clássificações graças ao gol fora.

Ao todo foram Sporting (0:0 ida – 2:2 volta), Valência (2:2 ida – 0:0 volta), Liverpool (1:0 ida – 2:1 volta). As únicas partidas vencidas sem o critério de desempate foram 1ª fase Galatassaray (1:1 ida – 2:1 volta) e a final contra o Fulham por 2 a 1.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.