O Barcelona hoje é um passado bem distante da Era Messi

Lionel Messi saiu do Barcelona nesta temporada, entretanto, a Era Messi já havia terminado do jogador sair, e hoje temos o reflexo deste fim.

Lionel Messi saiu do Barcelona nesta temporada, entretanto, a Era Messi já havia terminado bem antes do Craque sair, e hoje temos o reflexo deste fim!

publicidade

Embora só agora seja sentida, a crise no Barcelona já perdura por muitos anos. Koeman atualmente está na corda bamba, o time não é um dos favoritos de seu grupo na Liga dos Campeões. E o principal parece que por um bom tempo o time vai precisar saber trabalhar com o que tem para driblar a crise.

Embora a marca Barcelona ainda consiga trazer nomes como Sergio Aguero, ainda sim a janela de transferências não foi como o Barcelona poderia imaginar. Principalmente pelo fato de perder seu maior astro de todos os tempos Lionel Messi.

publicidade

Talvez este último tenha sido o alerta de que tudo esteja mudando para o Barça. E por enquanto o time vai ter que jogar e se contentar com o que tem no momento.

A Era Messi

A Era Messi não começou quando o jogador chegou, nem quando o jogador saiu da equipe. Para compreender bem o que foi Barcelona na Era Messi é importante pegar um período entre as temporadas 2008-2009 á 2014-2015. Basicamente o período em que Messi foi eleito o melhor jogador do Mundo pela primeira e última vez (De maneira continua).

O Barcelona hoje é um passado bem distante da Era Messi

O Barcelona hoje é um passado bem distante da Era Messi (Divulgação/Aposta.com.br)

Ao todo a equipe foi tricampeã da Europa e Mundial, contava com o maior elenco do Mundo. Tinha o maior derby do mundo contra o Real Madrid que também tinha o outro melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo. Além de constantemente está no posto entre as melhores times do mundo.

Entretanto com o tempo as coisas foram mudando, CR7 deixou o Real Madrid, o que fez com que o Derby espanhol tivesse menos brilho.

Messi com o tempo também perdeu espaço para novos craques como Modric e Lewandowski. Embora o argentino ainda continuasse genial vencendo até o prêmio de melhor jogador do mundo em 2019. Mas o que quebrou em definitivo o Barça foi a covid-19.

Veja como está o mercado da bola: Barcelona anuncia Sergio Aguero como reforço

O Barcelona no presente e no futuro

O Barcelona atualmente faz parte do grupo das equipes afetadas pela pandemia do novo Coronavirus. O que afetou basicamente todas as equipes do bloco europeu que não tinham um “dono” ou um forte grupo de investidores. Assim o time foi obrigado a perder seu jogador mais valioso e ser bem modesto em suas contratações.

O Barcelona hoje é um passado bem distante da Era Messi

O Barcelona hoje é um passado bem distante da Era Messi (Divulgação/Futbolizando)

E atualmente ainda terá que lidar com uma dívida em torno de 1 bilhão de Euros, aliada a uma crise política. Com isso durante esta e a próxima temporada, seja bem provável que não se tenha muita expectativa de títulos relevantes ou grandes contratações.

Com o passar dos anos vamos descobrir mais a fundo a respeito do que originou a crise e quanto tempo é possível se recuperar o Barça. Entretanto, no momento o clube terá que viver uma realidade bem distante da Era Messi, e saber mudar de patamar.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.