Os maiores feitos de clubes nordestinos em campeonatos nacionais

O Fortaleza conseguiu avançar para as semifinais da Copa do Brasil. Por isso vamos relembrar de alguns feitos de outros clubes nordestinos.

Nesta quarta-feira o Fortaleza conseguiu avançar para as semifinais da Copa do Brasil. Por isso vamos relembrar de alguns feitos de outros clubes nordestinos

publicidade

Nesta quarta-feira o Fortaleza venceu por 3 a 1 o São Paulo no Castelão e garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil. A classificação pode ser o ponto alto da grande temporada do Fortaleza em 2021.

Nunca nos pontos corridos o Fortaleza teve uma campanha de tanto destaque quanto em 2021. Atualmente o Leão está na quarta posição do Campeonato Brasileiro, terminando o primeiro turno com a terceira melhor campanha. A melhor campanha de um nordestino na era dos pontos corridos até então.

publicidade

As melhores campanhas do Fortaleza em Campeonato Brasileiro foram nos anos 60. Onde o Leão por duas vezes foi vice-campeão Brasileiro. Mas estas não foram as melhores de um time nordestino.

Por isso hoje vamos relembrar as melhores campanhas de clubes nordestinos em campeonatos nacionais.

Os clubes nordestinos em campeonatos nacionais

Matéria do título brasileiro do Bahia em 1959

Divulgação

O Futebol Brasileiro é bastante focado no Eixo Rio-São Paulo, basta ver quantos títulos Brasileiros os estados possuem. Rio Grande do Sul e Minas Gerais com o tempo foram ganhando seu espaço no futebol nacional. Entretanto os times do Nordeste também conseguiram seu espaço no Futebol Nacional.

Aqui apenas vamos pontuar as campanhas campeãs e vice campeãs do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Assim vamos a lista:

  • Bahia Campeão Brasileiro 1959: A primeira edição do Campeonato Brasileiro colocou nada mais que o Santos de Pelé com o então desconhecido Bahia. Com duas vitórias do Tricolor Baiano, no jogo de ida e no jogo de desempate. O primeiro campeão da Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) veio do nordeste.
  • Fortaleza vice-campeão Brasileiro 1960: O Fortaleza na segunda edição da chegou até a final contra o Palmeiras. Entretanto a Primeira Academia Palmeirense, venceu os dois jogos da final por 3 a 1 e 8 a 2.
  • Bahia vice-campeão Brasileiro 1961: Em 1961 o Santos conseguiu sua forra contra o Bahia. Basicamente o time que havia perdido o primeiro campeonato Brasileiro, agora vencia o Bahia. No jogo de ida o empate foi por 1 a 1, no jogo de volta o Santos venceu por 5 a 1. Tirando o bicampeonato do Bahia, assim dando o primeiro título ao Santos.
  • Bahia vice-campeão Brasileiro 1963: Novamente Bahia X Santos decidiam a final da Taça Brasil, e o Santos mais uma vez levou a melhor. No jogo de Ida o Peixe venceu por 6 a 0 e na volta foram mais 2 a 0 no placar, que garantiram mais um título para Pelé e companhia.
  • Náutico vice-campeão Brasileiro 1967: O Náutico que hoje em dia é visto como um time “ioio” que vai e vem entre as séries A e B, também já teve sua Glória. Em 1967 o Alvirrubro foi derrota pelo Palmeiras na Final, chegando ao vice-campeonato. No jogo de ida o Palmeiras venceu por 3 a 1, na volta o Náutico venceu por 2 a 1, no jogo de desempate Palmeiras venceu por 2 a 0.
  • Sport Campeão Brasileiro 1987: Devido a uma briga que se arrasta até o dias de hoje, o Sport é considerado campeão Brasileiro. O Sport em 1987 foi campeão do Modulo amarelo e deveria enfrentar o Flamengo Campeão do Modulo azul. Entretanto como o jogo nunca aconteceu e o Sport foi declarado campeão Brasileiro.
  • Bahia Campeão Brasileiro 1988: O Bahia em 1988 alcançou uma campanha de respeito eliminando Sport, Fluminense e vencendo o Internacional na decisão. Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida e o empate por 0 a 0 no jogo de volta, o Bahia conquistava seu bicampeonato 19 anos depois.
  • Vitória vice-campeão Brasileiro 1993: O Vitória teve uma grande Campanha e com todos os méritos chegou até a final deste Brasileiro. Entretanto, na final eles tiveram de enfrentar o forte time do Palmeiras da Parmalat. Na decisão o Verdão venceu o jogo de ida por 1 a 0 e a volta por 2 a 0. Não foi dessa vez que o vitória conseguiu alcançar seu rival. Essa foi a última campanha de maior destaque de um dos clubes nordestinos.

Copa do Brasil

Sport campeão da Copa do Brasil

Divulgação/Folha PE

Na Copa do Brasil, os nordestinos também deixaram sua marca desde a primeira edição. Vamos ver algumas campanhas de destaque:

  • Sport Vice-campeão da Copa do Brasil 1989: Na primeira edição da Copa do Brasil o Sport por pouco não alcançou o título. Na decisão contra o Grêmio o empate no primeiro jogo e a vitória por 2 a 1 a favor do Grêmio tiraram o que seria o primeiro título nordestino.
  • Ceará Vice-campeão da Copa do Brasil 1994: O Ceará foi a equipe sensação da edição de 1994. No seu caminho até a final o Vôzão venceu Palmeiras, Internacional. Mas na final o Grêmio foi quem levou a melhor na final vencendo o jogo de volta por 1 a 0.
  • Sport Campeão da Copa do Brasil de 2008: Em 2008 o Sport era considerado um azarão na Copa do Brasil. Apesar de estar na elite do Futebol Brasileiro, o Sport não tinha mais a mesma força do que nos anos 80. Por isso foi surpreendente vê-lo superar times como Palmeiras Internacional e Vasco. Mas a final contra o Corinthians com certeza é para muitos a maior de todos os tempos, com a vitória do Timão por 3 a 1 no jogo de ida em São Paulo, era muito pouco provável que o Leão da Ilha conseguisse reverter. Entretanto no jogo de volta na Ilha do Retiro o Sport venceu o Corinthians por 2 a 0 e levou o título devido ao gol fora de casa. Sendo o único dos clubes nordestinos a serem campeão da Copa do Brasil
  • Vitória Vice-campeão da Copa do Brasil 2010: Em 2010 o Vitória teve a difícil missão de parar o Santos de Neymar e companhia. Entretanto isso não foi uma tarefa, mas o Rubro Negro baiano não fez feio. No jogo de ida o Peixe venceu por 2 a 0, e no jogo de volta o Vitória venceu por 2 a 1. Assim o Santos se sagrou campeão no Saldo de Gols. Mas o Vitória merece o devido reconhecimento.
João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.