Seleção Brasileira: Relembre uma polêmica semelhante ao caso do pódio das Olímpiadas

Relembre uma polêmica envolvendo patrocinadores e Seleção Brasileira bem semelhante ao ocorrido na cerimonia de premiação olímpica.

Relembre uma polêmica uma polêmica envolvendo patrocinadores e Seleção Brasileira bem semelhante ao caso ocorrido na cerimônia de premiação das Olimpíadas de Tóquio.

publicidade

No último sábado (07) a Seleção Brasileira se sagrou Bicampeã Olímpica. Mas o que chamou mais atenção além da conquista foi o momento em que a Seleção subiu ao lugar mais alto do pódio, sem o agasalho de seus patrocinadores. Assim expondo apenas a marca da Nike patrocinadora da CBF e deixando de fora a Peek patrocinadora do COB.

Seleção Brasileira: Relembre uma polêmica semelhante ao caso do pódio das Olímpiadas

Seleção Brasileira: Relembre uma polêmica semelhante ao caso do pódio das Olímpiadas (Foto:Reprodução/CBF)

Essa polêmica pode acarretar alguns problemas para a Seleção Brasileira como multa entre outras coisas. Mas essa não foi a primeira vez que a Seleção principal se envolve em uma polêmica com seu patrocinador. Vamos relembrar a preparação para a Copa de 1990 quando uma foto deu o que falar.

publicidade

Seleção Brasileira X Patrocinador

Na preparação para a Copa de 1990 a Seleção Brasileira havia tido um desempenho bom na Copa América de 1989, tendo sido Campeã. Nas eliminatórias teve uma certa dificuldade para se classificar, mas mesmo assim conseguiu a vaga para a Copa do Mundo na Itália.

Entretanto, o clima na Granja Comary não foi nada bom, não houve um acordo entre a direção da CBF e os representantes dos jogadores com relação aos valores de premiação pela então patrocinadora Pepsi Cola. Desta forma, os jogadores posaram para a foto antes da viagem com a mão sob a logo da patrocinadora.

Leia mais: Entenda qual foi a treta entre COB e CBF, que roubou a cena

Na época a foto foi tida como patriota, o motivo foi revelado somente algum tempo depois. Após a foto o então presidente da CBF Ricardo Teixeira entrou em acordo com os jogadores para pagar o valor pedido. Entretanto, essa história teve inúmeros desdobramentos e alguns até colocam essa como a principal causa da eliminação precoce e desempenho mediano do Brasil naquela Copa do Mundo.

Como podemos ver 2021 não foi a primeira nem será a última vez que a Seleção Brasileira entrará em polêmica devido a patrocinadores.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.